
Romance surpreendente
O longa-metragem ''Harry e Sally'' mostra a história de um casal que se apaixona depois de longos anos de amizade.
Thaís Paiva - JRN7B
tapaiva89@hotmail.com
O enredo conta a história de um casal de estudantes que ao se formarem na Universidade de Chicago, viajaram juntos para Nova York. Depois de algum tempo sem se encontrarem, o destino faz Harry e Sally se reverem e aos poucos eles se apaixonam.
O filme de 1989 é uma comédia romântica que retratava o amor originado da amizade, um tema propício para a época de estreia. Apesar da tradução do título em português ser “Feitos um para o outro”, o diretor Rob Reiner trata o relacionamento de Harry e Sally a partir das diferenças.
Uma curiosidade é que apesar do filme já ser considerado antigo, ele aborda assuntos que são discutidos atualmente na sociedade, como a insegurança no namoro e a sexualidade.
Em 1990, ''When Harry met Sally'' recebeu diversos prêmios. Nos EUA obteve a indicação do Oscar na categoria de melhor roteiro, cinco indicações no Globo de Ouro no ramo de comédia, musical, melhor diretor e ator. Na premiação American Comedy Awards, venceu como ator e atriz mais engraçados (Billy Crystal e Meg Ryan) respectivamente.
Outra cena interessante criada por Rob Reiner que fez parte da ascensão da trama foi a gravação de cenas reais que mostram vários casais contando como se conheceram. O sucesso foi evidenciado nas bilheterias. Os EUA arrecadou cerca de US$ 92,823,546.
O diretor mostra sua habilidade na condução do elenco e de recursos técnicos. Um exemplo foi a montagem de depoimentos que despertou a mesma produção em filmes posteriores.
"Harry e Sally" é uma história que gera satisfação ao assistir. O longa fala de relacionamentos por meio do humor. As situações vivenciadas pelos protagonistas fazem o público entrar de cabeça na história.
FICHA TÉCNICA:
Título em português: Feitos um para o outro
Título original: When Harry met Sally
País: Eua
Data: 1989
Duração: 92 minutos
Gênero: comédia romântica
Diretor: Rob Reiner
Atores principais: Billy Crystal, Meg Ryan, Carrie Fisher e Bruno Kirby.
SAIBA MAIS:
Sinopse e informações técnicas
Notícias, curiosidades e prêmios
LEIA TAMBÉM:
Tags
Questionário
Qual a sua opinião sobre a frase clichê "os opostos se atraem"?
Concordo com a frase já que as diferenças entre duas pessoas faz com que uma complete a outra. (2)
Na minha opinião um casal pode se sentir atraído, mas é difícil manter um bom relacionamento. (5)
No filme a ideia é mostrar que essa frase é verdadeira, o que reforçou a minha opinião (3)
Total de votos: 10