
A Rede Social (The Social Network)
“Adicionar”, “Comentar, e “Confirmar”. É impossível fazer 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos.
Por Bruno Frade - JRM7B
Universidade da Harvard, outubro de 2003, 20 horas e 13 minutos. O estudante de análise de sistemas Mark Zuckerberg, após término do namoro decidiu criar uma rede social com enquetes sobre qual garota é a mais sexy da universidade para vingar de sua ex.
Zuckerberg montou o web site em uma noite. Após encaminhar dois e-mails para alunos sobre a nova rede social “Face Mash”, o trafego da internet na universidade multiplicou de forma assustadora, com 22 mil acessos em duas horas.
Após seis meses de punição por invadir o sistema de segurança e computadores dos alunos, Mark recebe uma proposta dos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss para desenvolver um site com foco em relacionamento na universidade.
Mark procura o seu amigo Andrew Garfield com a ideia de criar um site onde as pessoas forneciam suas próprias fotos e informações, contando as suas experiências sociais.
No dia 11 de janeiro de 2004, é registrado o site Facebook, conectando as pessoas em diferentes redes sociais. O então programador foi acusado de roubar as informações dos irmãos Winklevoss e trapacear o seu melhor amigo Eduardo Saverin diminuindo a sua participação na empresa.
O longa- metragem contou com uma equipe de profissionais, no elenco os atores Jesse Eisenberg (Solteirão), Andrew Garfield (Leões e Cordeiros), Justin Timberlake , entre outros. Com a direção de David Fincher e roteiro de Aaron Sorkin, o filme envolve o telespectador com conflitos, interesses, amizades, brigas e valores éticos que começam a acontecer em torno do Facebook.
Após seis anos no ar, o site está m mais de 500 milhões de usuários, presente em 207 países e está avaliado em 25 bilhões de dólares. Teve a sua estréia nos Estados Unidos em 24 de setembro de 2010 e no Brasil no dia 3 de dezembro e faturou o Oscar nas categorias Melhor Roteiro Adaptado,Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.
Ouça a crítica do filme abaixo:
CURIOSIDADES:
O filme foi baseado no livro "Bilionários por Acaso", de Ben Mezrich. A Rede Social é a segunda adaptação de um livro de Ben Mezrich pela produtora do ator Kevin Spacey. A primeira foi com o livro "Bringing Down the House", que virou o filme Quebrando a Banca (2008).
O orçamento de A Rede Social foi estimando em US$ 50 milhões.
O ator e cantor Justin Timberlake foi o único encontrou com o verdadeiro personagem, no caso Sean Parker, antes de fazer o filme.
Um primo do ator Jesse Eisenberg trabalha no Facebook e, segundo informações, bem próximo do verdadeiro Mark Zuckerberg.
O verdadeiro Mark Zuckerberg disse que nunca assistiria o filme, mas acabou indo com seus funcionários. Ele comentou que o filme tem vários erros, mas acertaram em cheio na escolha de suas roupas.
FICHA TÉCNICA:
Título original: The Social Network
Gênero: Drama
Duração: 2 hr 1 min
Ano de lançamento: 2010
Estúdio: Columbia Pictures / Relativity Media / Michael De Luca Productions / Scott Rudin Productions / Trigger Street Productions
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado em livro de Ben Mezrich
Produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca e Scott Rudin
Música: Trent Reznor
Fotografia: Jeff Cronenweth
Direção de arte: Curt Beech e Keith P. Cunningham
Figurino: Virginia Johnson
Edição: Kirk Baxter e Angus Wall
SAIBA MAIS:
Retrato Crítico da Juventude - G1
LEIA TAMBÉM:
Crítica por Carlos Alberto Mattos – site Críticos
Tags:
Tags
Questionário
O filme discute mudanças de valores. Você considera o personagem Mark Zuckerberg::
Boa pessoa, fácil de ser influenciada (4)
Total de votos: 12