
Encontros e Desencontros
"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"
Vinícius de Morais
Estefânia Mesquita (7º Período Uni-BH)
estefanialunardi@gmail.com
O filme co-produzido por Sofia Coppola “Lost in Translation” (2003), conta a história de Charlotte (Scarlet Johanson), uma recém casada, com problemas de comunicação com seu marido, vivendo momentos de isolamento em Tóquio, onde ele trabalha como fotógrafo. Bob (Bill Muray) também experimenta a solidão, em sua carreira falida como ator, passando os dias amargurado no quarto do mesmo hotel onde a americana está hospedada.
As várias metáforas do filme circundam o impacto do encontro de culturas distintas e se traduzem no próprio título da obra: o que se perde em uma tradução: as peculiaridades de cada língua impossibilitam a tradução literal e objetiva do que foi dito. Além disso, também é cabível a possibilidade de que ambos estariam perdidos pela impossibilidade de se comunicar numa língua tão distinta da sua – essa última análise recorre à tag line “everybody wants to be found” – e teriam sido encontrados, um pelo outro, pelo fato único de falarem a mesma língua.
No Brasil, o filme ganhou o nome de “Encontros e Desencontros”, o que, obviamente, não é tradução literal do original. No entanto, o novo título não foge da idéia central, já que apresenta os encontros e desencontros culturais: esses últimos seriam com a cultura local – que se choca com a americana -, ao passo que os primeiros seriam exatamente a casualidade que fez com que a fotógrafa e o ator se conhecessem. De qualquer forma sempre há uma perda em traduções, como já sugeria o próprio original do filme.
A excelente atuação de Bill Muray e os atributos de Scarlett Johansson que vão muito além do talento como atriz, quando combinados com a fotografia impecável e a sensibilidade de Coppola, que já havia demonstrado ao que veio em Virgens Suicidas (1999), garantem cinco estrelas para a obra - do título aos créditos.
Curiosidades
Encontros e Desencontros foi vencedor de três Globos de Ouro, melhor ator, melhor filme e melhor roteiro, vencedor do Oscar de melhor roteiro original.
Encontros e Desencontros foi filmado em 21 dias.
A personagem de Anna Faris foi totalmente inspirada em Cameron Diaz.
Giovanni Ribisi fez um personagem inspirado no ex-marido de Sofia, o cineasta Spike Jonze.
Ficha técnica
título original: Lost in Translation
gênero: Drama
duração: 01 hs 45 min
ano de lançamento: 2003
distribuidora: Focus Features
Direção: Sofia Coppola
produção: Sofia Coppola e Ross Katz
ELENCO: Scarlett Johansson , Bill Murray , Giovanni Ribisi , Fumihiro Hayashi , Daikon
música: Brian Reitzell e Kevin Shields
fotografia: Lance Acord
direção de ARTE: Mayumi Tomita
figurino: Nancy Steiner
Saiba mais
Conheça o site oficial do filme
Conheça a diretora Sophia Coppola
Veja fotos e a filmografia de Scarlett Johansson
Veja fotos e a filmografia de Bill Murray
Leia também
Tags:
Tags
Questionário
Qual o melhor filme de Sofia Coppola?
Encontros e Desencontros (Lost in Translation) (4)
As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides) (5)
Maria Antonieta (Marie Antoinette) (8)
Um Lugar Qualquer (Somewhere) (6)
Total de votos: 23