Verão de 42: a descoberta do amor

28-04-2011 18:58

A história de um jovem que se apaixona por uma mulher mais velha.

 

Maria Luiza Mattar - JRN7B

luizamattar@hotmail.com

 

 


Verão de 42 é uma adaptação do livro homónimo de Herman Raucher, baseado em fatos reais ocorridos pelo próprio escritor na Ilha de Nantucket. Trata-se de um longa-metragem estaduniense, feito no ano de 1971 e dirigido por Robert Mulligan. A história é sobre três jovens amigos que passam as férias na praia. Hermie é um deles, garoto sério quando o assunto é sexo. Com a cabeça repleta de sonhos e dúvidas, o garoto de 15 anos descobre o amor com Dorothy, uma mulher casada, que sofre com a ausência do marido, que partiu para a Guerra.


O título original, Summer of’42 foi lançado nos cinemas do Brasil com o nome Houve uma vez um verão. Mais tarde, ele chegou ao mercado com a tradução literal Verão de 42. O nome faz referência a uma estação do ano. Mas não se trata de qualquer verão, e sim o de 1942, ano marcado pela Segunda Guerra Mundial.


 

O filme é contado pelo personagem principal, que relembra o verão de 1942. Pode-se fazer, inclusive, uma relação com a sequência de imagens que aparecem na abertura, o que remete à ideia de que algum personagem do filme está se recordando do passado. 
  

Ouça a crítica em podcast

Critica Maria Luiza


A história do filme fez parte da vida de um jovem, memória esta que, depois de revelada nas salas de cinema, fez reaparecer a paixão daquele verão. Na entrevista concedida ao site TCPalm, o escritor Herman Raucher conta que, na época em que o filme foi lançado, ele recebeu várias cartas de mulheres que afirmavam ser Dorothy. Uma delas era a verdadeira, dizendo que havia se casado novamente e que estava feliz.


Quanto às consequências daquele verão, o escritor assume que namorou todas as garotas cujo nome fosse Dorothy. Sem sombra de dúvidas, a história entre os dois foi, para ele, algo impactante, como é retratado no próprio filme.


Curiosidades:


- O filme ganhou oscar de Melhor Trilha Sonora.

- O filme foi indicado ao oscar de Melhor Edição, Roteiro Original e Fotografia.

- A atriz Jennifer O’Neil nasceu no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1948.

- O filme teve continuação, mas não obteve sucesso.


FICHA TÉCNICA:


Título em Português: Houve uma Vez um Verão/ Verão de 42

Título Original: Summer of ‘42

Diretor: Robert Mulligan

Atores Principais: Gary Grimes, Jennifer O’Neill, Jerry Houser, Oliver Conant, Katherine Allentuck, Christopher Norris e Lou Frizzell

Roteiro: Herman Raucher

Trilha Sonora: Michel Legrand

País: EUA

Cor: colorido

Duração: 103 min

 

Saiba Mais:

Sinopse do Filme  

Biografia do diretor Robert Mulligan 

Entrevista com Herman Raucher

 

Leia Também:

Artigo publicado no portal 50 Anos de Filmes

Crítica de Alexandre Inagaki

Texto de Reinaldo Azevedo no portal da Veja

 

Comentários

Data: 20-10-2020

De: Márcio Medeiros Ladislao

Assunto: Curiosidades

Na verdade o filme não é uma adaptação do livro e nem vice versa, o livro foi uma exigencia da produtora, que temia um fracasso de bilheteria. E sobre a tal ilha, na verdade, as locações do filme não puderam ser realizadas de fato na verdadeira ilha onde aconteceu a estória verdadeira do filme e sim em outro local na Costa Oeste Americana, se não me falha a memória. E sobre a continuação do filme, chamado de O verão que passou (Class of 44) de 1973, tem uma modesta participação do saudoso John Candy, estreando pela primeira vez no cinema.

Data: 15-05-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Valeu o capricho, Maria Luiza. Linda voz.

Lorena

Procurar no site

Tags

Questionário

O que aconteceria, hoje, se aparecesse na mídia uma história de amor entre uma mulher mais velha e um adolescente?

Todos iriam condenar, afinal isso é pedofilia. (7)
100%

Total de votos: 7

Crie o seu site grátis Webnode