
Velozes e Furiosos invadem o Rio de Janeiro
As aventuras de Dominic Torentto e seus amigos no Rio de Janeiro
Por Ângelo Felipe JRN72
O quinto filme da Franquia Velozes e Furiosos chama mais a atenção dos brasileiros, pelo fato do longa ter sido gravado no Rio de Janeiro. A expectativa de muitos era de ver os belos carros pelas ruas da cidade maravilhosa em alta velocidade, e saber como Dominic Torentto (Vin Diesel) veio parar no Brasil.
“Fast Five”, ou em português “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”, é mais uma mega produção milionária da Universal Pictures (EUA) e Paramount Pictures (Brasil), um elenco de respeito, atores como Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewester e Tyresse Gibson.O filme apresenta uma série de efeitos, coisas que na vida real seriam impossíveis de acontecer, mas por se tratar do renomado diretor, Justin Lin, isso já era esperado. O longa não é só um tiro na mosca, ele acaba conseguindo ser o que nenhuma das três seqüências anteriores conseguiu ser, uma continuação.
É bem explicita a ideia de gênero ação-aventura em “Velozes e Furiosos 5”, troca de tiros, brigas e carros velozes são constantes no filme, como acontece nos anteriores, ação do começo ao fim, e como sempre Justin Lin deixou algo no ar. Manteve o gênero, diálogos simples, tensão permanente e violência explícita, tudo visando atingir o público que gosta de filmes de ação e carros velozes. Público fiel, que lotou as salas de cinema americanas que exibiriam o filme.
O filme se passa em um Rio de Janeiro armado e corrupto, nada fora da realidade dos dias de hoje. Com as favelas Justin Lin, se permite dessa geografia para fazer grandes planos com personagens correndo pelos becos e tetos dos barracões. O longa poderia ser desemenbrado em sub-tramas, mas dessa vez Lin buscou caras conhecidas dos filmes passados.
“Velozes e Furiosos 5” começa com a fuga de Dominic, preso em "Velozes e Furiosos 4", armada por sua irmã Mia (Jordana Brewster) e Brian (Paul Walker), agora, ex-policial e fugitivo. Em busca de um antigo parceiro, Vince (Matt Schulze), o trio viaja ao Rio de Janeiro, onde consegue um trabalho para roubar carros de um trem. O negócio dá errado e eles passam a ser inimigos do chefe do crime carioca, Hernan Reis (Joaquim de Almeida). A partir daí Torentto reúne a sua turma de amigos, de todas as partes do planeta, e arma um plano para desmascarar o criminoso.
Justin Lin sempre deixa alguma coisa no ar, dessa vez não foi diferente, Letty (Michelle Rodriguez) ex-mulher de Dominic supostamente foi vista dirigindo um carro na Alemanha, sendo que ela é morta no quarto filme da série. O que indica que provavelmente a história de Velozes e Furiosos não acaba do no Rio de Janeiro.
Ouça a crítica em podcast:
Curiosidades:
- O orçamento do filme girou em 125 milhões de dólares
- O longa deu um novo fôlego para Universal Pictures
- Em sua primeira semana nos cinemas americanos o filme teve um faturamento de 83,6 milhões de dólares, se tornando o mais lucrativo da série
Ficha técnica:
Diretor: Justin Lin
Elenco: Dwayne Johnson, Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Tyrese Gibson.
Produção: Vin Diesel, Michael Fottrell, Neal H. Moritz
Roteiro: Chris Morgan, Gary Scott Thompson
Fotografia: Stephen F. Windon
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 134 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Original Film / One Race Productions / Universal Pictures
Classificação: 14 anos
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM:
Velozes e Furiosos 5 pelo site Cinema aqui