Unidos Contra a Dengue

05-10-2011 10:19

 Polyana Fernandes Neves

 

Em todo o Brasil, a dengue (transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti) ainda é motivo de muita preocupação para a população. Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e tem sido um dos principais problemas de saúde pública de todo o País.

Ao todo, existem quatro tipos da doença:  DEN-1; DEN-2; DEN-3 e DEN-4 , sendo que este último é considerado raro no território brasileiro. Mas na última sexta-feira (30), em coletiva de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (Visa), confirmou o primeiro caso suspeito da doença no Estado.

A suspeita foi identificada após atendimento de um paciente do sexo masculino na Policlínica Cosme e Silva (PCS), localizada no Bairro Pintolândia. O indivíduo apresentava sintomas referentes à dengue, como febre, dor de cabeça e no corpo. Para identificar o problema do doente, o médico responsável solicitou um exame no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Roraima (Lacen), onde foi apontada a dengue tipo 4.

Já no Estado do Rio de Janeiro registrou 43 mortes causadas pela dengue este ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde divulgados nesta quarta-feira, 27. Até a 16.ª semana epidemiológica de 2011, entre 2 de janeiro e 23 de abril, foram notificados 63.996 casos suspeitos de dengue no Estado.

Em Sergipe foram notificados até agora 2.484 casos de dengue sendo que este ano, 1.410 foram confirmados, sendo que cinco mortes foram por dengue hemorrágica, mas apenas quatro dos casos foram confirmados até o momento pela Secretária de Estado da Saúde.

Para o Ministério da Saúde, dengue no RN é “alarmante” pois  a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o novo boletim epidemiológico da doença no Rio Grande do Norte. Do início do ano até o dia 17 de setembro, o estado contabiliza um total de 25.695 casos notificados, dos quais 11.366 foram confirmados. Conforme os últimos dados, o quantitativo de municípios do estado que apresentam incidência alta da doença corresponde a 112, enquanto 41 estão com média, 12 com baixa e 2 com incidência silenciosa. O Estado já é o quarto estado brasileiro em casos de número de dengue ficando só atrás de Tocantins, Roraima, e Rio de janeiro.

Apesar do período de estiagem a Secretaria de Estado da Saúde continua registrando casos de dengue no Estado de Tocantins. Durante todo o ano de 2010 foram confirmados 32 casos graves e em 2011, com o aumento da sensibilidade dos profissionais de saúde e com o acompanhamento diário da Gerência Técnica de Vigilância de Dengue e Febre Amarela, foi possível identificar 55 casos graves de dengue. Destes, quatro chegaram a óbito nas cidades de Palmas e Gurupi.

O trabalho de combate à dengue tem sido realizado em todo o País de forma intensiva. Vários Estados vem fazendo mutirões de limpeza em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa civil, entre outros órgãos.A população não deve descuidar das ações de prevenção, como manter os imóveis limpos, livres de lixo ou de possíveis depósitos para o Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), lavar as vasilhas de animais diariamente, manter as piscinas sempre tratadas e as caixas d’água protegidas. Se cada um fizer a sua parte podemos contribuir para uma sociedade mais saudável, livre da dengue.

 


Visualizar Dengue ;;; em um mapa maior

 

Saiba mais:

 

- Reportagem Fumacê contra a Dengue

- Todos contra a Dengue

- Seminário rio contra a Dengue 2011/2012

Tópico: Unidos Contra a Dengue

Data: 07-11-2011

De: Lorena

Assunto: Comentário

Polyana,

Além de utilizar texto de terceiros, sem citar a fonte, você colocou informação de 2010 como se fosse da semana passada!

https://www.roraimahoje.com.br/home/cidade/3071-dengue-alto-indice-de-casos-no-estado-e-fator-preocupante.html

Que tipo de jornalismo é este? Plágio e ainda por cima com informação errada!

Procurar no site

Tags