Mídia Social:Uma nova visão sobre a informação

17-03-2011 10:42

Bruno Frade
O compartilhamento de contéudos transformam as relações sociais

 

O mundo está em constante mudança, principalmente porque as pessoas têm acesso a uma quantidade de informações absurdas comparadas com décadas passadas, com o advento da internet.

 

Tudo teve início nos anos 60, quando foi criada a rede mundial de computadores, durante a Guerra Fria. A nova ferramenta era utilizada com objetivos militares, favorecendo as forças armadas norte-americanas contra os ataques das tropas inimigas.

 

Além de ser utilizada para fins militares, a internet também foi um importante meio de comunicação no âmbito estudantil, entre professores e alunos. Nos anos 90, começou a fase de popularização, que transformaria a visão do homem sobre o mundo.

 

A nova ferramenta começou a fascinar as pessoas, ampliando o acesso às informações e compartilhando experiências. O modelo convencional do jornalismo (impresso, rádio e televisão) da época, ainda tinha a vantagem de saber mais do que a rede mundial.

 

Além de reconhecer a importância da mídia social, os jornais impressos, rádios e emissoras de televisão diante dessa inovação, terão que passar por grandes transformações e adotar novas formas de adaptação, buscando o reconhecimento do público num formato cada vez mais diferenciado.

 

É importante destacar, que com a chegada das novas mídias, principalmente as redes de relacionamentos como Facebook, Twitter, Orkut, My Space e You Tube possibilitaram a sociedade não só receber a informação, mas participar da construção do processo como um todo. Trata-se de uma nova forma, na qual o cidadão passa a compartilhar imagens, áudios, textos e vídeos ao mesmo tempo, a fim de colaborar, decidir quando e como deve ser informado.

 

Também é possível identificar que o internauta passou a exercer o mesmo papel do jornalista, de publicar a informação e consumir em curto prazo, obrigando os profissionais que atuam na área, a produzir um material cada vez mais interessante.

 

Afinal, o dever do jornalista na mídia social é apurar os fatos, publicar assuntos de interesse público e reagir a todas as essas questões, utilizando métodos criativos e modernos para entreter e ampliar o conhecimento do leitor.

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Data: 23-03-2011

De: Bruno Frade

Assunto: Resposta

Olá Lorena.

O jornalismo utiliza as mídias sociais não só para divulgar os acontecimentos em tempo real, mas também para fortalecer o papel da mídia perante a sociedade.
Ao mesmo tempo, ferramentas como (Facebook, Twitter, Flickr, etc) são essenciais para facilitar a comunicação, sobretudo nos momentos de caos, como o terremoto no Japão.
O Google, por exemplo, tem disponibilizado o “Google Person Finder”, com a finalidade de ajudar na procura alguém desaparecido ou até mesmo obter informações sobre pessoas que estão no país.
A questão que envolve os incessantes conflitos no Oriente Médio está relacionada à política, religião, questões sociais e direitos civis, onde a liberdade de expressão é restrita e população tem utilizado a internet, para protestar contra o regime. Os jornalistas utilizam as mídias sócias como canais de mediação. E assim filtra e levam ao público informações qualificadas sobre os conflitos.

Data: 23-03-2011

De: Lorena

Assunto: Mídias Sociais

Oi Bruno,

O formato do texto e do título ficaram legais, demonstram sua atenção aos conceitos expostos em aula.

Com relação ao conteúdo, acho que você dá um salta grande entre o início da web e as Mídias Sociais, sem um parágrafo que unisse as duas coisas.

Faltou também inserir as tags e o Fórum. Sempre se lembre disso nas suas publicações, ok?

Minha pergunta pra você: em 2011, vimos importantes usos das mídias sociais em momentos de comoção mundial como a crise no Oriente Médio e o Tsunami no Japão. Como o Jornalismo se apropriou dessas ferramentas e de suas possibilidades nestas coberturas?

Data: 23-03-2011

De: Bruno Frade

Assunto: Re:Mídias Sociais

Olá Lorena.

O jornalismo utiliza as mídias sociais não só para divulgar os acontecimentos em tempo real, mas também para fortalecer o papel da mídia perante a sociedade.
Ao mesmo tempo, ferramentas como (Facebook, Twitter, Flickr, etc) são essenciais para facilitar a comunicação, sobretudo nos momentos de caos, como o terremoto no Japão.
O Google, por exemplo, tem disponibilizado o “Google Person Finder”, com a finalidade de ajudar na procura alguém desaparecido ou até mesmo obter informações sobre pessoas que estão no país.
A questão que envolve os incessantes conflitos no Oriente Médio está relacionada à política, religião, questões sociais e direitos civis, onde a liberdade de expressão é restrita e população tem utilizado a internet, para protestar contra o regime. Os jornalistas utilizam as mídias sócias como canais de mediação. E assim filtram e levam ao público informações qualificadas sobre os conflitos.

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