Twitter: o melhor grito de socorro

28-09-2011 09:23

Microblog e outras redes sociais são a válvula de escape em países que estão em clima de repressão

 

Por Filipe Papini

 

Há alguns anos atrás, poucos pensavam que em 2011 o mundo da internet seria tomado por duas redes sociais: Facebook e Twitter. Isso acontece devido ao fato da constante mudança que sempre ocorre quando falamos de tecnologia. Amanhã pode ser criada uma rede social que vire dominante e possivelmente uma nova febre na web. O que atraí a atenção dos usuários para essas novas cybertendências são a liberdade de expressão e a facilidade de compartilhar e ter sua informação divulgada. Quando é um assunto pertinente, isso ocorre de maneira ultraveloz e pode atingir locais em qualquer parte do planeta.

 

Em lugares de muita restrição, imposição e/ou repressão, a melhor maneira acaba sendo se utilizar desses meios para mostrar ao mundo tudo que se passa na sua região. A internet possibilita essa divulgação de uma forma em que fica quase impossível de ser lapidada ou limada pelo coronelismo, seja de qual lugar for. Nesses locais é comum haver uma repressão a órgãos de imprensa, mas os usuários da web só acabam sendo descobertos tempos depois e, para o repressor, pode ser tarde demais.

 

A evolução da internet vai possibilitar, cada vez mais, uma nova janela para o mundo. Situações que ocorrem em qualquer parte do planeta chegarão cada vez mais rápidas. Saudemos o Twitter e o Facebook, ou seja lá qual for a rede social que permite combater aquilo que não está correto e mostrar, de cara limpa, o que realmente acontece. Sem panos na frente, sem tarja preta, sem restrição.

 

Saiba mais:

 

- Internet: blogs e Twitter informam sobre situação no Irã

- Twitter adia manutenção para ajudar manifestantes antigoverno no Irã

 

Leia também:

 

- Irã e a web-revolução

- Twitter e eleições no Irã

- O Twitter e a Revolução no Irã

Tópico: Twitter: o melhor grito de socorro

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags