Twitter: importante ferramenta para o jornalismo

27-04-2012 20:24

 

Rede Social vira sensação entre jornalistas

 

 

Por Ana Carolina Caetano e Camila Fonseca

 

O Twitter é a mais nova ferramenta usada na apuração das redações espalhadas pelo Brasil. O mini-blog como é conhecido, foi desenvolvendo em 2006, por Jack Dorsey, onde cada texto tem um limite de 140 caracteres. São frases rápidas e objetivas.

 

O meio é utilizado por pessoas comuns, artistas, personalidades, empresas e até mesmo órgãos ligados ao governo. A rede social no Brasil é utilizada em grande parte como meio de informação. A maioria dos usuários fazem deste espaço um meio de publicação de assuntos de interesse do público em geral, como uma forma de prestação de serviço.

 

Em outras partes do mundo o site é usado também para informar a sociedade, como por exemplo, em 2008, quando o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, utilizou desse para divulgar a campanha dele a presidência. Ou então, em 2011, na guerra do Iraque, onde a imprensa de outros países era proibida de entrar no território e a imprensa local era censurada, a população local, informou ao mundo tudo que estava acontecendo no país, pelo Twitter.

 

Pensando a partir desse ponto, é interessante pensar que desde o começo do seu uso o Twitter teve duas utilidades: a da conversação e como ferramenta de informação. Levando em conta que se pode usar a rede social como um espaço informativo, tornando-se assim de grande utilidade para o jornalismo, principalmente o digital.

 

Por ter informações rápidas e objetivas jornalistas fazem uso da ferramenta cada vez mais. Por muitas vezes é lá que as informações estão postadas e é possível construir uma pauta, ou até mesmo começar uma matéria. Isso ocorre porque os sites oficiais, também possuem o conta mini-blog, e usam esse como uma espécie de chamada para a matéria no site, colocando link que faz o jornalista ou apurador entrar nos links e ver uma matéria intera. Sendo uma forma mais fácil de filtrar o que é interessante ou não em uma redação.

 

Outra vantagem do Twitter é a possibilidade de jornalistas trocarem ideias entre eles, com profissionais de outra área ou com qualquer pessoa que esteja interessada em informar. Ou até mesmo encontrar fontes para algumas matérias.

 

Em contrapartida o uso da rede social é questionável quanto à credibilidade. Muitas pessoas criam perfis falsos, para plantar informação que não são verídicas. Então como aproveitar informações verdadeiras?

 

Cabe ao jornalista apurar o que é postado. Não adianta receber uma informação e passar para frente sem checar. Profissionais que fazem isto correm o risco de cometerem grandes erros, injustiças, prejudicar sua própria imagem ou a do veículo que trabalha. Antes de pensar em ser primeiro ao dar a notícia deve-se está ciente do papel que o profissional desempenha na sociedade. Além disso o profissional que optar por passar a informação ser confirmar antes, deve escolher creditar a informação, ou seja, informar de qual twitter ele tirou a notícia, para que no caso da informação ser falca ele não se comprometer.

 

O jornalista é responsável pelo que escreve, quando a sua matéria for publicada será o nome dele ou veículo que estará em evidência. A apuração é fundamental no momento em que se recebe uma informação, seja ela vinda de qualquer meio.

 

Saiba Mais:

- Observatório da Imprensa

- Jornalistas da Web

- A "rica" mensagem em 138 caracteres

 

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