Twitter Cria Guia para Jornalistas

23-09-2011 19:32

Por Lucas Souto

 

Percebendo que o Twitter se transformou numa ferramenta indispensável para o trabalho dos jornalistas, o microblog lançou o  Twitter for Newsrooms  (“Twitter para Redações”, em português).

 

O guia promete ajudar o profissional de comunicação a encontrar fontes, verificar fatos, publicar noticias e aumentar audiência do seu trabalho. Há dicas das mais básicas às mais avançadas

 

No site, o jornalista poderá navegar por quatro seções: #Report, #Engage,#Publish e #Extra.

 

A seção #Report , que em português significa “relatório”, apresenta e explica o funcionamento de um conjunto de ferramentas de busca dentro do próprio Twitter, na Web ou aplicativos instaláveis. São eles: Twitter Search, Advanced Twitter Search,  TweetDeck e Twitter para Mac e Archive Search.

 

Já a seção #Engage (engajar), monta um  glossário de termos-chaves e apresenta exemplos de tweets de jornalistas otimizados com o uso de hashtags, mentions, links e encurtadores de links. O Guia também mostra a importância de se personalizar a imagem do avatar e o plano de fundo da página do perfil, como fazê-lo com intuito de fortalecer uma marca, por exemplo.

 

No espaço #Publish (publicar)  são apresentadas ferramentas e formas de utilizá-las para melhorar sua audiência e relação com os leitores na web. Estas ferramentas fazem as publicações circularem de forma mais abrangente, fazendo com que os leitores te sigam, compartilhem o conteúdo do site diretamente no Twitter de que a cada atualização o teu site atualize automaticamente o teu Twitter.

 

O Guia também disponibiliza ícones e imagens para te ajudar a identificar no teu site essas ferramentas de interação com o Twitter, incluindo explicações a respeito da melhor forma de dispô-los na página.

 

O link #Extra foi dedicado para questões mais básicas, como a criação de uma conta no Twitter, e de direitos autorais. Há links para o perfil de apoio oficial do Twitter (@support) e o de segurança (@safety), além dos blogs oficiais e suas traduções.

 

O Facebook recentemente teve uma iniciativa semelhante, com o lançamento também de uma página para jornalistas no Facebook, que pretendeu ser uma fonte para jornalistas que desejam incorporar as mídias sociais nas suas reportagens, rede de contatos e na redação de histórias. A rede social ainda lançou um programa de encontro de jornalistas.

 

Saiba mais:

 

Twitter For Newsrooms

 

 Qual é o papel do Twitter no jornalismo atual?

 

 Algumas referências sobre twitter e jornalismo 

 

Leia também:

 

Twitter lança guia para jornalistas - Por Tech Tudo

 

Twitter cria página para jornalistas - Por Knigth Center

 

Twitter lança nova ferramente para jornalistas - Por Propaganda MT

 

 

 

Tópico: Twitter Cria Guia para Jornalistas

Data: 30-09-2011

De: Fávio Tavares

Assunto: flaviobstavares@gmail.com

O texto explica de forma simples o uso do "Twitter for Newsrooms'. Interessante também por mostrar a tradução de alguns termos.
Faltou o bigode.
A citação do Facebook para Jornalistas também audou a enriquecer no final do texto.
Links bem disponibilizados.

Data: 30-09-2011

De: Hévila Oliveira

Assunto: Observações

- Falta bigode
- Texto curto
- O uso de hiperlinks valorizou o texto

Data: 29-09-2011

De: Manoella Garzon

Assunto: Observações!

Texto bem escrito.
Conteúdo interessante.
Bastante objetivo o que é adequado para um texto feito para a internet.
Faltou bigode!
Links bastante pertinentes!
Nota 4

Data: 29-09-2011

De: Wellington Martins

Assunto: Obeservações

Conteúdo bom;

Geralmente a formatação para web se dá pelo alinhamento à esquerda;

'Saiba mais' e 'Leia mais' ok;

Muito boa a opção de usar hiperlink's no corpo do texto.

Nota: 4,6

Data: 29-09-2011

De: Júnior Moreira

Assunto: Observações

Não entendo muito do assunto e não leio em inglês, mas fiquei com a impressão que a reportagem foi uma tradução das orientações. Acredito que a reportagem poderia ter se aprofundado e não somente explicado os itens...




Data: 29-09-2011

De: João Paulo

Assunto: Muito bom!

Realmente, esse guia de publicação nas redes sociais, é uma forma de entendimento entre os veículos de comunicação, e quem atua neles. É uma forma de regulamentar o conteúdo postado nessas redes, podendo aplicar a punição necessária, de acordo com esse guia.

Data: 29-09-2011

De: Érika Pereira

Assunto: Observações

A diagramação está de acordo com o que foi passado na aula passada;

Faltou um bigode;

Bom conteúdo e texto bem escrito;

As palavras em negrito poderiam ter sido melhor selecionadas.

Data: 28-09-2011

De: William

Assunto: Observações

O texto está mal distribuído em algumas partes, parece não ter sido revisado. Como exemplo, os parágrafos diferem muito de tamanho.

Fora isso, boa apuração e domínio do assunto.

Data: 28-09-2011

De: Camila

Assunto: Observações

Falta bigode.
"Saiba mais" e "Leia também": ok!

Excelentes informações, porém, falta conectar o assunto do Twitter com o Facebook. A mudança de assunto está brusca.

Data: 28-09-2011

De: Gislainy

Assunto: Observações

O texto não tem bigode e as marcações em negrito não contribuem para o entendimento rápido do texto.
Texto interessante.

Procurar no site

Tags