Tumblr: novas aplicações no jornalismo

27-04-2012 20:49

Ferramenta oferece várias possíblidades no jornalismo, embora poucas saibam explorá-las.   

 

Por Cassio Teles e Lucas Cançado

 

O Tumblr, fundado em 2007, é essencialmente um sistema de gerenciamento de conteúdos com elementos de rede social. Ele se caracteriza pela facilidade de uso em relação a outros sistemas. Permite compartilhar qualquer arquivo sem demandar grandes espaços.

 

É possível postar textos, fotos, citações, links, música e vídeos, do seu navegador, telefone, computador, email ou de qualquer lugar de onde você estiver desde que tenha uma conexão de banda larga.

 

Trata-se, portanto de uma espécie de blog, que se apresenta como tal, mas que possui funções de redes sociais e outras parecidas como as do microblog, Twitter. É possível reblogar publicações, com a ferramenta “Reblog”. Além de salvar as publicações numa espécie de favoritos, o “Like”. É possível, também, agendar a postagem. Há integração com outras plataformas como o Facebook, Twitter, Flickr, Wordpress, Blogger, etc, e o layout é personalizado.

 

O Tumblr é uma plataforma para blogs com características que visam simplificar o processo de blogar e proporcionam, desta maneira, postagens mais simples. Com o número crescente de usuários, os tumblrs, algumas mídias tradicionais se interessaram em ter contato com a comunidade do Tumblr e também nas suas possibilidades de difusão de conteúdo.

 

Aqui, o leitor que também produz conteúdo, seguindo a ideia de Prosumers precisava de um novo papel para selecionar e editar todo o conteúdo produzido. Surge assim a figura dos gatewatchers que principalmente publicitam notícias, encaminhando para as fontes, mais do que as publicam. Os usuários cumprem uma função de selecionar ou filtrar o conteúdo disponível na rede. Colaborando para esse papel, velhas ferramentas se adaptaram, como os blogs, e novas ferramentas surgiram, como é o caso do Tumblr.

 

O uso do Tumblr no jornalismo proporcionou o maior dinamismo da história da comunicação. Em menos de 15 dias após a criação 20 veículos de comunicação dos Estados Unidos aderiram a plataforma. Só em outubro do ano passado, nos Estados Unidos, Tumblr atingiu a marca dos 1,2bilhões de pagewiews. No mundo inteiro já são 10 milhões de usuários, o que demonstra que a ferramenta já dá sinais de que o público na rede só tem a crescer e criar um campo fértil para divulgação de informações, principalmente no jornalismo digital.  

 

Embora todo esse hype em cima do Tumblr, o que se vê é que, principalmente os jornais, não têm trabalhado na criação de conteúdo adaptado à nova ferramenta. Vem sendo usado de maneira experimental, como mais um meio de publicar conteúdos em que o leitor é direcionado para o site principal.  

Procurar no site

Tags