Tropa de Elite 2

24-10-2010 00:00

 

 

 

Em menos de um mês de exibição, Tropa de Elite já bateu recorde de público.

Pâmela Lorentz (7º período Uni-BH)

pamylorentz@gmail.com

 

Criticado por muitos como enredo fascista, o filme Tropa de Elite 2 desde sua estréia já alcançou mais de 5 milhões de espectadores. O elenco principal, que foi muito bem escolhido, compõe os atores Wagner Moura (Capitão Nascimento), André Ramiro (Matias), Milhem Cortaz (Capitão Fábio), entre outros.

O Capitão Nascimento, protagonista da serie, é aplaudido de pé pela comunidade após um massacre dentro da cadeia de Bangu 1. O governador nada satisfeito com o acontecimento decide exonerar o capitão do BOPE, mas percebendo a popularidade do Capitão Nascimento resolveu nomeá-lo sub-secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. O soldado Matias, principal envolvido no massacre, foi expulso do BOPE e transferido para o quartel do Capitão Rocha.

Com o agora Coronel Nascimento na Secretária de Segurança Pública, o BOPE se torna uma máquina de guerra. Com carros blindados, helicóptero e mais de nove equipes táticas, o Comando de Operações Especiais inibi o tráfico das favelas e abre espaço para uma nova modalidade, as milícias.

Nascimento descobre que os seus inimigos não são mais os traficantes, mas sim o próprio governo, que se esconde atrás de votos. Com o espírito de herói, Nascimento se uni ao seu maior inimigo, Fraga, defensor dos direitos humanos, político e marido de sua ex- esposa. Os dois juntos denunciaram as façanhas dos governantes. Porém era ano de eleição e alguns mais fracos foram presos e seus mandados foram cassados, mas os mais fortes como o Governador do Rio novamente se elege e não sofre nada com as denúncias feitas contra ele.

Voltando um pouco na história, Matias também age como herói ao fingir concordar com a corrupção do batalhão para o qual ele foi transferido. Com essa fingida parceria, o soldado volta para o BOPE e comanda uma operação para acabar com o tráfico em uma favela da Cidade Maravilhosa sem saber que a operação era uma farsa para que a Milícia tomasse conta do espaço, assim como fez com as outras comunidades. Matias é silenciado após descobrir toda a armação dos milicianos.

 

Ouça a crítica em Podcast:

Crítica tropa de elite2 by Lorena Tárcia

 

 

 

Curiosidades:

-O filme “Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174 (2002), tendo o BOPE como tema principal.

 

-Para preparar o filme José Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do BOPE, psiquiatras da PM e ex-traficantes.

 

-O Capitão Nascimento tem o mesmo nome que o assaltante do ônibus 174. A escolha do nome segundo  José Padilha, partiu da vontade de mostrar o lado de cá e o lado de lá do crime.

 

Ficha técnica

 

 

Diretor: José Padilha

Elenco: Wagner Moura, Maria Ribeiro, Irandhir Santos, André Ramiro, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Sandro Rocha, Emilio Orciollo Netto.

Produção: Marcos Prado, Malu Miranda

Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani

Fotografia: Lula Carvalho

Trilha Sonora: Pedro Bromfman

Duração: 118 min.

Ano: 2010

País: Brasil

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Zazen Produções Audiovisuais

Estúdio: Zazen Produções

Classificação: 16 anos

 

Leia também:

Critica Site Omelete
 

Crítica Site Cineclick

 


Crítica Site interrogação

 
Saiba mais:

 

Site oficial do filme

 

Recorde público- G1

 

Tropa de Elite 2 é o filme nacional com maior bilheteria dos últimos 10 anos

 

 

 

 

 

Tópico: Tropa de Elite 2

Data: 08-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Problemas na configuração do site, no texto e na diagramação. Faltou Fórum e enquete.

Procurar no site

Tags