Tropa de Elite 2: o crime desorganizado versus as milícias policiais

28-04-2011 10:21

 Quando o crime esta dentro da polícia, capitão Nascimento, agora sub-secretário de segurança do Rio tem motivos pessoais para travar mais uma luta contra os malfeitores. 

 

Por Tomaz Amâncio- JRMA

tomazma@gmail.com

A cena de abertura é o helicóptero do Bope sobrevoando um dos morros da cidade do Rio de Janeiro em 2010, uma cena de perseguição corriqueira nas favelas cariocas que até gerou sentimento de medo nas pessoas, de tão real que foi as gravações. É uma pequena amostra do problema que se alastra desde os idos tempos de república onde a elite dominante não soube, e nem quis fazer um projeto nacional de ocupação e organização social do Brasil.

 

A questão se torna mais complexa nos dias atuais, quando uma polícia corrupta se envolve com o crime organizado, mata moradores e traficantes da comunidade em plena luz do dia. O comandante do batalhão da PM do Rio, Fábio e seus comparsas mantêm uma relação promíscua com o crime para ter o controle das comunidades e alimentar o “sistema” agora não só com o dinheiro de suborno ou “arrego”, mas com a prestação de serviços, como gás, ligações clandestinas de TV entre outros.   

 

Apesar da excessiva violência abordada no filme, a continuação da Elite da Tropa, consegue cumprir sua sequência sanguinária expondo o grave e complexo problema da corrupção aliada ao narcotráfico, ainda com um toque de “heroísmo” ao final.

Tropa de Elite 2 - by Tomaz

 

Saiba Mais

- Trailer Tropa 1 

- Trailer Tropa 2

 - Músicas do Filme

 

Leia Também

Crítica Omelete

Crítica cinema com rapadura

Crítica Amalgama

 

 

 

 

Comentários: Tropa de Elite 2: o crime desorganizado versus as milícias policiais.

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags

Questionário

Qual das situações causam mais insegurança pública?

Bandidos assaltando nas ruas. (7)
41%

Atuação de milícias nas comunidades. (5)
29%

Corrupção e falta de políticas públicas. (5)
29%

Total de votos: 17