Torcedores ou Vandalos:

03-11-2010 08:40

 

Por Diego Zanini *
(7º período - jornalismo UNI-BH)
mbc_dmx@yahoo.com.br 

 

 


Nos dias de grandes jogos, tem sempre aquele grupo de torcedores que se dizem “torcidas organizadas’’, mas  que vão ao estádio apenas para criar confusão e brigar com outros torcedores. Mas o que se existe de organizados nesses torcidas ? Eu acho que esses  vândalos não podem ser chamados de torcedores, pois eles estão apenas denegrindo a imagem do espetáculo. 

Os causadores desse estrago na paixão do brasileiro são falsos torcedores. Ao invés de irem ao campo de futebol para torcer e incentivar seu time, esses “torcedores” vão ao campo para brigar com o torcedor da equipe rival.  Para mim essas torcidas organizadas não deveriam ser banidas do estádio, mas se deveria retirar de dentro dessas torcidas os maus elementos. 

Dentro essas torcidas organizadas, existe um grupo de torcedores que não tem amor pelo futebol. Esses vândalos vão ao esatadio sem o menor interesse com a partida, com sua equipe. Mas sim com a confusão e a briga que eles vão protagonizar ao final do espetaculo, principalmente se for em dia de classico regional, pois nesses dias as consequencias são muito maiores.

 Os chefes das torcidas organizadas, deveriam ser o primeiro a dar o exemplo de como se comportar após as partidas. Mas não, eles sabem dar o mau exemplo. Eu considero um grande absurdo, marcar atraves das redes sociais os encontros entre torcidas rivais, aonde sempre um inocente acaba perdendo a vida. 

A violencia está afastando o verdadeiro torcedor do estádio. Pois aquele torcedor que realmente tem uma grande paixão pelo clube de coração acaba se afastando com medo da violencia. Hoje em dia se tornou praticamente impossivel, um pai pegar um domingo para levar os filhos e a esposa para assirtir a uma partida de futebol, pois os estádios de futebol que antes eram palco de grandes emoções, se tornaram um palco de uma guerra interminavel. 

Já passou da hora dos clubes e federações tomarem as redias, e tomarem drasticas decisões em relação a torcida organizadas. É preciso  criar uma formula para s detectar esses falsos torcedores e bani-los de dentro dos estágios. Ou então, em breve, o futebol irá\ morrer, pois o torcedor terá   medo de ir ao estádio, e para mim o futebol não existe sem a torcida. 

Uma sugestão para acabar com a violencia nos grandes classicos, seria a medida de torcidsas unicas, ou seja, impedir o encontro das duas torcidas. No nacional desse ano por exemplo, nos classicos entre as equipes de Cruzeiro e Atlético, no primeiro turno apenas a torcida no atlético pode ir ao estádio. Já no segundo turno, será a vez da torcida do Cruzeiro ir ao estádio. 

Na minha opinião,  se querem acabar com a violencia essa é uma boa medida, porem eles támbem estão acabando com a beleza e a alegira dos grandes clássicos. Por por experiencia propria, uma das cenas mais bonitas que já presenciei  em minha vida foi ver o Estadio Governador Magalhães Pinto dividido ao meio em dia de clássico entre Atlético e Cruzeiro, aonde metade do estágio estava de preto e branco, e a outra medade de azul e branco. 

Mas acredito que ainda poderemos ver os estádios lotados, aonde íra prevalecer apenas a festa do bom e do bonito futebol. Quando os torcedores poderão ir ao estádio tranquilos, e na certeza de que com o fim da partida poderão voltar para casa tranquilamente, onde eles támbem poderão levar suas familias para o estádio. Um dia em que todos poderemos desfrutar de grandes e memoráveis partidas de futebol, onde não íra mais existir a violência nas arquibancadas.  Támbem tenho fé  que um dia poderei ter a chance de ver novamente o Mineirão dividido em Azul e Preto, onde os verdadeiros torcedores poderão  apreciar a uma boa e emocionante partida de futebol e, ao final,  poderem voltar para casa tranquilos, sem precisar presenciar a guerra entre torcedores rivais.

 

 

* Diego Zanini é  estudante do 7º período de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte.

 

Procurar no site

Tags