"The Rolling Stones - Shine a Light"

26-10-2010 16:43

 

 

Ana Cristina Lopes

anacolopes@hotmail.com

 

Estreado mundialmente em setembro de 2007, “The Rolling Stones – Shine a Light” dirigido por Martin Scorsese é um documentário sobre a banda de rock que completou, este ano, 48 anos de existência. E parece que este é o foco do diretor, mostrar que não há idade limite para se fazer rock n’roll e que os Stones ainda se apresentam com muito pique e espiritualidade em seus shows.

 

O documentário é, em sua maior parte, o registro de um show beneficente da banda realizado no Beacon Theatre de Nova York e suas cenas de produção e bastidores. Este grande espetáculo contou com a participação de músicos como Buddy Guy, Jack White e Cristina Aguilera.

 

É um documentário onde os integrantes da banda participam direta e indiretamente de sua produção, dando suas opiniões e, em alguns momentos, atrapalhando propositalmente o trabalho do diretor. O próprio diretor aparece, por vezes, ao longo do filme e fala sobre sua produção do ponto de vista técnico e também pessoal.

 

Apesar de apresentar uma síntese histórica, com relatos e entrevistas gravados ao longo da carreira da banda, o filme não é uma biografia. Poderia dizer que, após a edição, 90% do filme são as cenas do show em NY.

 

Segundo a Folha de São Paulo, “o longa pretende mostrar a energia que uma banda de rock de verdade transmite, por meio do olhar de Scorsese”. E, sendo assim, o objetivo do diretor foi alcançado.As cenas de bastidores da produção do show e os debates em torno dela, envolvem o espectador de modo que se sinta parte do filme.

 

De um modo geral, o filme apresenta os diversos pontos de vista relativos à banda The Rolling Stones, dando ênfase para a vitalidade e quase que imortalidade de seus integrantes. O público pode se sentir um pouco decepcionado pois a história da banda foi pouco desenvolvida.

"The Rolling Stones - Shine a Light"

Data: 08-11-2010

De: Lorena

Assunto: correção

Ana Cristina,

Há erros na publicação do vídeo e na formatação da página. Não foi inserido o Saiba mais e o leia também no formato solicitado e você não gravou o podcast.

Lorena

Procurar no site

Tags

Questionário

Na sua opinião, qual músico convidado teve a performance mais surpreendente durante a gravação de “The Rolling Stones - Shine a Light”?

Buddy Guy (6)
38%

Jack White (5)
31%

Cristina Aguilera (5)
31%

Total de votos: 16