Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet

26-10-2010 00:46

Nada de heróis ou protagonista bonzinho e sofrido. Terror musical de Burton trata de um assassino vingativo, criativo e sem a menor piedade. Prepare-se para se arrepiar e grudar na cadeira

Jack Sabino (7º período UNI-BH)

jacqueline.camilo@veloxmail.com.br

 

Imagine a seguinte cena: você vai à barbearia e acaba assassinado com a navalha e seu corpo vira recheio de torta saboreada por toda Londres. Difícil de digerir? Pois esta é a história principal de Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, musical de 2007 dirigido por Tim Burton em mais uma parceria com Johnny Depp. O ator interpreta o barbeiro Benjamim Barker que retorna à cidade de Londres após anos atrás ter sido expulso com uma mentira arquitetada pelo juiz que, na verdade, tramou o plano para ficar com a esposa e a filha do barbeiro.

 

O clima sinistro e os cantos nem sempre acertados dos atores principais marcam o terror explícito nesta história cercada de assassinatos que beiram a realidade. Dividindo a cena com Depp, Helena Bonham Carter é a cozinheira Lovett, vendedora de tortas pouco atraentes que ajuda o barbeiro no seu plano demoníaco. A maquiagem, o cenário londrino do século XIX, a atuação de Johnny Depp que apresenta as diversas personalidades do seu personagem, que se mostra duvidoso no início e depois se transforma em uma figura maquiavélica, ajudam a compor o clima pesado e de suspense sustentado pelo desejo de vingança que o barbeiro nada convencional carrega. A ausência de praticamente todas as cores, prevalecendo apenas o vermelho principalmente nas cenas onde a navalha se faz presente, foi uma decisão acertada da direção de arte, premiada no Oscar de 2008.

 

Sweeney Todd tem um enredo simples e a escolha em mantê-lo como musical foi perfeito. Sem modificar a ideia original de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler da peça apresentada na Broadway. Burton foi competente mais uma vez primando por uma direção detalhista. No geral, as atuações são boas, mas os desafinos musicais são muitos. Você pode se perguntar ao final se sem a cantoria o filme fosse melhor. Acho que não. Afinal, em Sweeney Todd todo cuidado não é mero detalhe.

 

Ouça a crítica em podcast

Sweeney Todd by Lorena Tárcia

 

Curiosidades:

- Helena Bonham Carter é esposa do diretor Tim Burton.

- A parceria entre Depp, Burton e Bonham Carter pode também ser vista também em A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 2005 e Alice no País das Maravilhas, de 2010.

- Meryl Streep, Cyndi Lauper, Annette Bening, Toni Collette e Emma Thompson estiveram na lista para interpretar Lovett.

- Anne Hathaway também estava cotada para interpretar Johanna, filha do barbeiro, mas Tim Burton preferiu uma atriz desconhecida.

 

Ficha Técnica

Título Original: Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street

Gênero: Suspense / Musical

Tempo de Duração: 116 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 2007

Site Oficial: https://www.sweeneytoddmovie.com/

Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. Pictures / The Zanuck Company / Film IT / Parkes/MacDonald Productions

Distribuição: Warner Bros. Pictures / DreamWorks SKG / Paramount Pictures

Direção: Tim Burton

Roteiro: John Logan (roteiro), Stephen Sondheim (musical), Hugh Wheeler (musical), Christopher Bond (adaptação do musical)

Produção: Richard D. Zanuck, Walter F. Parkes, Laurie MacDonald e John Logan

Música: Mike Higham

Fotografia: Dariusz Wolski

Desenho de Produção: Dante Ferretti

Figurino: Colleen Atwood

Edição: Chris Lebenzon

Efeitos Especiais: Gentle Giant Studios / Moving Picture Company / Neal Scanlan Studios

Elenco: Johnny Depp (Sweeney Todd / Benjamin Barker), Helena Bonham Carter (Mrs. Lovett), Alan Rickman (Juiz Turpin), Timothy Spall (Beadle Bamford), Ed Sanders (Toby), Jamie Campbell Bower (Anthony Hope), Jayne Wisener (Johanna), Sacha Baron Cohen (Signor Adolfo Pirelli) e Laura Michelle Kelly (mendiga).

 

Saiba Mais:

Site oficial do Barbeiro Demoníaco em inglês ou em português

Conheça a trilha sonora do filme

Confira entrevista com o ator Johnny Depp

 

Leia Também:

Confira crítica completa no Filmes de Cinema

Crítica no Diário do Nordeste

Crítica no jornal Estadão

 
 

Tópico: Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet

Não foram encontrados comentários.