
Slumdog Millionaire - Surpresa e decepção
Um roteiro fantástico, um enredo chamativo e bom trabalho de novos atores estragado por mais um final hollywoodiano.
Por Marcelo Camêlo - JRM7B
O filme “Quem quer ser um milionário?” é um filme muito interessante. Com um ótimo início, muito bem montado, e uma história muito bem desenvolvida. Entretanto, o filme dá uma bagagem não muito boa para quem o assiste. Não parece ser um filme recomendado para crianças, pois a resposta da pergunta, que é o título do filme, não é, de todo, adequada.
A obra me pareceu ser muito bem dirigida, pois tem um início incomum. Também, a quantidade de acontecimentos, para ser relatado em pouco tempo, foi muito bem distribuída no decorrer do filme.
Outro ponto forte do filme é a alta capacidade de provocar emoções. Por ser um drama, espera-se que a obra te leve ao choro. Realmente é o que acontece, mas apenas no final do filme. Particulamente odeio filmes com finais óbvios, este foi um deles. Se o início do filme não fosse tão bem planejado e, também, as histórias que se passam não fossem tão emocionantes, o filme seria mais um péssimo trabalho.
A obra, de forma alguma, é edificante. A ideia principal que o filme expõe, não é das melhores. Muitos podem achar que a solução para ser milionário é agir à margem da lei. Um número muito grande de cenas do filme mostra isso. Como dito anteriormente, um final podre manchou uma obra que, até então, estava sendo criativa.
Primeiramente, esparava um filme de ação. Não sou um fã de filmes de drama e isso fez com que eu ficasse chateado. Sem conhecer diretor e atores, tentei assistir o filme de maneira indiferente. Deu certo. Depois, olhando os trabalhos anteriores do diretor, vi que foi o criador de “127 horas”, filme que eu gostei muito. A atuação dos atores não deixou a desejar. Mesmo sendo desconhecidos para mim, assisti normalmente e não vi nada de diferente.
Todas as músicas do filme são desconhecidas pra mim. Uma cena do filme, que me chamou muita atenção, foi a primeira cena. O diretor fez uma sobreposição de cenas, uma do apresentador do programa fazendo as perguntas para o garoto, e, seguidamente, cenas do garoto sendo maltratado. No início pensei que essas cenas eram da cabeça do garoto (que estava participando de um programa para ser milionário) de como ele estava se sentindo a cada coisa que o apresentador falava. O apresentador falava mal de seu emprego, em seguida aparecia uma cena de tortura. Pensei que essa cena seria sobre como o garoto estava se sentindo naquele momento. Sendo engolido pela plateia e pelo apresentador. Porém, só depois de um tempo percebemos que o filme, na verdade, está começando pelo seu meio. Muito interessante.
CURIOSIDADES:
- O filme recebeu 10 indicações para o Oscar e venceu oito delas.
- Vencedor de cinco BAFTA Awards.
- Vencedor de quatro Golden Globes.
- Liderou os cinemas brasileiros por três semanas consecutivas.
- A produçao do filme custou cerca de 15 milhões de dólares e arrecadou mais de 370 milhões depois da exibição.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
FICHA TÉCNICA:
Diretor: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Elenco: Dev Patel, Saurabh Shukla, Anil Kapoor, Rajendranath Zutshi, Jeneva Tawar, Freida Pinto, Irrfan, Azharuddin Mohammed Ismail, Ayush Mahesh Khedekar, Jira Banjara, Sheikh Wali, Mahesh Manjrekar, Sanchita Chouldhary, Himanshu Tyagi, Sharib Hashmi
Roteiro: Simon Beaufoy, Vikas Swarup
Trilha sonora: A. r. Rhaman
Duração: 120 min
Ano: 2008
País: Reinu Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Celador Films
Estúdio: FOX Searchlight Pictures
Classificação: 16 anos
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM:
- Leia a crítica da Rolling Stone
- Leia a crítica da Filmes Polvo
- Leia a crítica da Cine Players