Show acústico de Maria Gadu é um sucesso

19-04-2012 21:30

CD/DVD Multshow ao vivo, Maria Gadú e banda.

Por Ricardo Xavier - JRN7

dumgalodum@hotmail.com,

 

A carreira de Maria Gadú, a primeira vista, surge meteórica. De uma hora para outra, uma menina de 22 anos (na época) desponta na trilha de vários folhetins da emissora global, entre eles o hit “Shimbalaiê”, tema da novela das oito de Manoel Carlos.

 

A partir daí, lançou um elogiadíssimo disco de estreia pela Som Livre, despertou a paixão da turma indie, passou a lotar as casas de show, foi indicada ao Grammy Latino, ganhou o Prêmio Multishow 2010 de Melhor Álbum e também o apreço dos maiores nomes da MPB. E para colocar uma pá de cal em qualquer crítica negativa, se juntou a ninguém menos que Caetano Veloso e partiu para uma turnê voz e violão com o ídolo.

 

Mas, olhando mais perto, o sucesso de Maria Gadú não se fez da noite para o dia. O seu “Shimabalaiê” foi composto aos 10 anos de idade. Começou a tocar na noite aos 13, junto com o tio. E durante todos esses anos, conseguiu uma coisa muito importante em qualquer meio social: contatos. Conheceu muitos artistas globais em suas andanças. Somado ao talento nato, a perseverança enfim deu resultado.

É sem dúvida o toque especial do disco. Fechando os olhos é possível imaginar o auditório cheio e toda a emoção do momento. As letras e melodias das músicas feitas por Gadú têm um cheiro bom: são tranqüilas, praianas, embaladas pelo violão de nylon e com belas letras. As versões tocadas no projeto reúnem um time de primeira: Chico Buarque, Noel Rosa, Herbert Vianna, Renato Russo e Adoniran Barbosa. No quesito repertório Maria Gadú tem bom gosto, o que confirma seu lirismo e talento, já que foi sua juventude foi cultivada pelas obras desses grandes músicos.

 

Maria Gadú está com moral. O álbum ganhou embalagem Digipack de luxo, com tiragem inicial de 70.000 cópias. Dentro do encarte – também muito bem feito –, fotos explicitando a intimidade e entrosamento de Gadú com sua banda de apoio. O produto está disponível nas lojas em três formatos: um CD simples com 17 músicas, um DVD com 22 músicas e mais algumas nos extras, e um super pacote que vem com o mesmo DVD mais um CD duplo, com todas as músicas do show.

 

FICHA TÉCNICA:

 

Maria Gadú: voz e violão de nylon

Fernando Caneca: guitarra

Cesinha: bateria

Gastão Villeroy: baixo e baixo acústico

Doga: percursão

Maycon Ananias: teclado

 

Cordas

Aramis Abelardo Rocha: violino

Robson Abelardo Rocha: violino

Daniel Pires da Silva: viola

Deni Rocha Feijó: cello

 

Participações especiais

Leandro Leo: violão de nylon em "Linda Rosa"

Sandy Leah: voz em "Quando Você Passa"

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
 

SAIBA MAIS:


- O nome verdadeiro de Maria Gadú é Mayra Corrêa Aygadoux. O sobrenome, de origem francesa, vem do pai Marc Aygadoux. A cantora só tratou de aportuguesá-lo.


- Maria Gadú fez uma ponta na minissérie global Maysa, intepretando uma cantora da noite. Nesse ponto, as portas finalmente se abriram para a cantora.


- O disco de estréia, Maria Gadú, foi produzido por Rodrigo Vidal e vendeu 50 mil unidades (disco de ouro).


- A música “Dona Cila” é uma homenagem de Gadú para sua avó.


- Em 2010, Maria Gadú foi indicada ao Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor álbum de Cantor/Compositor.


- Em entrevista a Rolling Stone, Maria Gadú disse que suas referências vão de Chico Buarque a Backstreet Boys.


- Os fãs ansiosos por um trabalho inédito da cantora vão ter que esperar mais um pouco. O próximo trabalho vai ser novamente um disco ao vivo, mas dessa vez muito bem acompanhada. Vem aí o Multishow ao vivo Caetano Veloso e Maria Gadú.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 
Site oficial da cantora

Ouça o Multishow ao vivo Maria Gadú na íntegra

Maria Gadú na Rolling Stone de junho/2010

Maria Gadu fala como surgiu a ideia de gravar o DVD (vídeo)

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: Show acústico de Maria Gadu é um sucesso

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags

Questionário

O que achou do DVD/CD de Maria Gadú?

Muito criativo (6)
35%

Pouco criativo (5)
29%

Nada a declarar (6)
35%

Total de votos: 17