Sexteto concentra oportunidades e renda brasileira

13-04-2011 10:34

 

 

Donas de 25% do PIB nacional abrem 443 mil postos de trabalho em 2008 

 

Por Bruno Frade e Lucas Alvarenga

 

Sabe o que São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre têm em comum? Estas capitais estão entre as dez maiores economias do país e também lideram a geração de empregos no Brasil. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

 

Divulgado em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) apurado em 2008 foi cruzado com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mesmo período. O resultado retrata o quanto a participação de uma cidade no PIB reflete na abertura de postos de trabalho no país.

 

Grandes economias nacionais, as seis capitais mantiveram seus postos entre os maiores PIB's do país. O que se pode observar pela geração de empregos (veja o mapa abaixo), traço importante do crescimento dos setores industrial, comercial e de serviços.

 

Estas cidades ajudaram a alavancar o PIB brasileiro, que em 2008 teve superávit de 5,1%. Reflexo da euforia econômica anterior a crise mundial, provocada pelas títulos subprime nos Estados Unidos.

 


Visualizar PIB e geração de empregos em um mapa maior

 

PIB e Caged: entenda

 

Soma dos valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região específica, durante um certo período. O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos mais importantes indicadores macroeconômicos. Seus dados servem para como mensurar a atividade econômica de um local.

 

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) instituiu uma forma de registrar permanentemente admissões e dispensas de empregados. Para isso, eles devem estar sob a vigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

O cadastro é base para estudos, pesquisas, projetos e programas direcionados ao mercado de trabalho. O registro também serve a tomada de decisões para ações de Governo.

 

Saiba mais:

- Ranking dos campeões em geração de empregos em 2010

- VÍDEO - Novo recorde: 280 mil empregos formais foram gerados no Brasil em fevereiro de 2011

- Recorde de geração de empregos formais é batido em 2010, afirma MTE

Tópico: Sexteto concentra oportunidades e renda brasileira

Data: 05-05-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Ficou ótima, rapazes.

Publiquei no Impressão Online.

Abraço,

Lorena

Procurar no site

Tags