Será o fim dos blogs?

27-04-2012 19:47

Fiéis usuários de blogs mantém suas atualizações mesmo depois da criação de ferramentas mais sofisticadas 

 

Camila França e Nayane Hilário

 

O blog é um site onde são postadas informações diversas, normalmente, opinativas. O conteúdo pode ser administrado por uma pessoa ou por várias, varia de acordo com a estrutura.

 

A maioria dos blogs comporta textos que funcionam como um diário. Além dos textos, quem publica as mensagens pode inserir imagens e links que direcionam para outros blogs e para páginas na internet. Outra característica típica é possibilidade do visitante deixar um comentário e assim interagir com quem posta os conteúdos.

 

Quando o blog surgiu, era novidade e virou mania entre aqueles que adoram uma novidade no mundo virtual. No entanto, com o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo e novas formas de interação na internet também. O relato sobre o dia a dia e as opiniões sobre temas diversos, foram transferidos para as redes sociais.

 

Aqueles que antes eram admiradores dos blogs foram abandonando a ferramenta por descobrir nas novidades funções similares. O que um dia foi uma inovação passou a ser considerado algo ultrapassado por muitos usuários.

 

Apesar de ter sido abandonado por diversos seguidores, o blog ainda tem seu espaço. Muitos profissionais o utilizam como forma de apresentar o seu trabalho e diversas pessoas permanecem com ele para expressar um desabafo sobre a política, a novela ou sobre o namorado.

 

Há ainda os aspirantes a poetas, que conservam seus blogs como forma de reunir suas poesias. Com esperança de serem descobertos como grandes escritores ou apenas para compartilhar sentimentos, o blog é a opção favorita desses que podem ser românticos ou não.

 

O blog já não é mais tão popular como era lá por volta nos anos de 2007. Agora, já em 2012, muita coisa apareceu para tomar o seu lugar. Mesmo com toda essa explosão de novidades dos últimos anos e como tudo que ainda está por vir, o blog continua vivo.

 

Ainda está muito cedo para decretar a morte dos blogs e existem muitos pela rede para confirmar. Alguns já apresentam os sintomas do abandono: posts desatualizados e imagens que não carregam. Outros parecem bem ativos e pode-se perceber até uma preocupação em manter a página principal com um cara bem atual.

 

Se observar mais pouco os usuários de blogs espalhados pela internet, é perceptível também que alguns já aderiram às novas ferramentas como as redes sociais, por exemplo. Mas mesmo estando inserido naquilo que surgiu após o blog, esses usuários usam essas tecnologias para divulgar o seus blogs. A cada post novo, uma publicação no facebook ou no Twitter para anunciar.

 

O blog perdeu espaço sim, mas talvez isso represente apenas um aspecto natural. O novo vem tomando o lugar do mais antigo para assim evoluir e tornar mais eficaz a comunicação. Na teoria, essa evolução funciona muito bem e na prática precisa de alguns ajustes, mas até isso é também um fator natural.

 

Mesmo sem tanto espaço e sem tantos amantes, o blog resiste. Pode-se dizer com uma passagem rápida pela busca do Google que ainda vai resistir por mais algum tempo. O tempo exato de duração, fica difícil responder, mas com certeza ele sobrevive por mais alguns anos.

 

Saiba mais:

 

- Conheça os blogs do jornal Estado de Minas

- Top 100 – blogs brasileiros

 

Dica de blog:

 

- semioticas1.blogspot.com.br

 

 

 

 

 

Procurar no site

Tags