Schindler - De ambicioso a herói

19-04-2012 19:06

A história de um homem ambicioso, que queria ser lembrado pelo dinheiro que possuía, e acabou se tornando um homem lembrado pelo caráter, hombridade e solidariedade com os judeus.

 

Por Jussara Melo - JRN7A

jussaramelo_00@yahoo.com.br

 

O filme “A Lista de Schindler” retrata a perseguição aos judeus na Polônia e sua recolocação no Gueto de Cracóvia, em 1941, onde famílias inteiras eram amontoadas em pequenos quartos, até a transferência de todos para o campo de concentração.

 

O filme é dirigido por Steven Spielberg que nos brinda com um quase 'documentário' sobre a situação na guerra. O filme é acentuado por lentes em preto-e-branco, e as cores só aparecem em duas oportunidades. 

 

Schindler fez história por ser ambicioso. Quando a esposa de Schindler aparece no filme, ele deixa bem claro que o objetivo dele é retornar para a cidade natal com mais dinheiro do que pode gastar. Schindler destaca-se dos outros pelo fato de não ter preconceito com os Judeus. 

 

Ao contratar Itzhak Stern, um contador judeu – mais barato do que um profissional polonês – ele não imaginava o que estaria prestes fazer. Com o argumento de que os trabalhadores judeus tinham uma mão de obra mais barata, Stern convenceu Schindler a fazer destes 100% da força de trabalho da sua fábrica.  Com o tempo, famílias judias passaram trabalhar na fábrica de Schindler (que os mantinha longe dos campos de concentração), permitindo que os negócios crescessem ainda mais. Foi basicamente uma troca de favores. 

 

Schindler só descobre o poder que tem nas mãos (ajudar os Judeus a não serem mortos) quando recebe a visita de uma judia que vai até ele pedir para que chame seus pais para trabalharem na fábrica de Esmaltados da qual Schindler é dono. Ela deixa claro para Schindler que trabalhar lá é a única salvação de seus pais. Apesar de falar com a judia que a fábrica dele não é para isso, na cena seguinte mostra a chegada dos pais dela à fábrica. 

 

A guerra avançou e Hitler criou a campanha "Solução Final", que acabaria definitivamente com os guetos. Com a criação da campanha toda a população judia seria transferida para os campos de concentração. Amon Goeth foi o comandante de um desses campos e um dos amigos mais próximos que Schindler teve entre os oficiais da Gestapo. Quando os trabalhadores de sua fábrica começaram a ser transportados para o campo de Plaszóvia, Schindler convenceu Goeth a colocá-los num ambiente separado dos outros.  

 

A partir deste momento, Schindler, juntamente com seu contador, vira a noite produzindo a lista com o nome dos judeus que seriam “salvos”. A Lista de Schindler contou com o nome de mil e cem judeus

 

Destaque para o anel que os judeus fizeram para Schindler onde estava escrito em hebraico a frase, “Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro”.

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:

 

CURIOSIDADES:

- O filme ganhou sete oscars em 1994, dentre eles o de melhor filme e o de melhor diretor para Steven Spielberg.

- Liam Neeson concorreu ao oscar de melhor ator e Ralph Fiennes ao de melhor ator coadjuvante também em 1994. O filme ainda concorreu em mais três categorias.

- Ralph Fiennes ganhou 13kg bebendo a cerveja Guinness para o seu papel. Spielberg escalou ele por causa de sua "maldade sensual".

- A pessoa que coloca as flores em cima das pedras nos créditos finais é Liam Neeson e não Spielberg como algumas pessoas acham.

- "A Lista de Schindler" foi o primeiro filme em preto e branco a ganhar o Oscar de Melhor Filme desde "Se Meu Apartamento Falasse" (1960).

- "A Lista de Schindler" filme ocupa o honroso 9º lugar na lista dos 100 maiores filmes americanos de todos os tempos do AFI - American Film Institute.

- "A Lista de Schindler" é o filme em preto-e-branco mais caro da história, tevecusto de 25 milhões de dólares.

- Como Spielberg não obteve autorização para filmar em Auschwitz, as cenas do campo de concentração foram filmadas em um set construído em um dos estúdios da Universal, construído à imagem e semelhança da real Auschwitz.

 

FICHA TÉCNICA


Título original: Schindler´s List
Direção: Steven Spielberg
Ano: 1993
Gênero: Drama / Guerra
Duração: 197 min / EUA: 194 min
País: Estados Unidos
Língua: Inglês / Hebraico / Alemão / Polonês
Cor: Preto & Branco / Colorido (DeLuxe)
Som: DTS / Dolby
Classificação: 14 anos

 

SAIBA MAIS:

Site Oficial do Filme - Português

Site Oficial do Filme - Inglês

O Diretor - Wikipedia

 

LEIA TAMBÉM:

Crítica do filme no Cineplayers - Por Rodrigo Cunha

Crítica do filme no Tudo é Crítica - Por Pedro Henrique Gomes

Crítica do filme no Cinema e debate - Por Roberto Siqueira

Procurar no site

Tags

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: Schindler - De ambicioso a herói

Data: 01-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Oi Jussara,

A edição ficou ótima, assim como o podcast. Só faltou a inserção do Fórum (área para comentários) e uma pergunta neutra para quem não considerou nenhuma das cenas citadas na enquete como as mais chocantes.

Abraço,

Lorena