Samba-pop do amor inalcançável

22-04-2012 19:43

A música que você sempre quis ouvir de verdade

 

Por Paulo Henrique Nascimento - JRM7

paulohenriquepn@gmail.com

 

 

 

Uma sintonia perfeita entre violão, violino e piano. As melodias das canções de Marisa Monte se tornam um convite para ouvir boa música. O lançamento do novo álbum da cantora chegou no final de 2011 mas já se tornou destaque nas paradas de sucesso das principais rádios do país.

 

O destaque – e exemplo para os mais conservadores – vai para a ousadia da cantora com o uso da internet para divulgar o novo trabalho. Após ficar afastada por cinco anos do mercado, a cantora chegou com seu novo álbum “O que você quer saber de verdade”, com pré-lançamento simultâneo em 30 países pela internet. Apenas uma semana depois os discos chegaram às bancas físicas, mas já a experiência proporcionou uma sensação diferente para os fãs mais antigos de Marisa, que não estavam acostumados a essa rotina.

 

O site oficial foi totalmente reformulado, com um design apropriado ao estilo da cantora. A navegabilidade das obras anteriores, entrevistas, vídeos e muitas fotos de carreira marcam o site de Marisa Monte. Mas o lançamento do novo álbum não se limitou ao já existente – porém reformulado – site oficial de Marisa. O endereço marisadeverdade.com.br veio, exclusivamente, para receber as novidades do novo CD.

 

O investimento de Marisa das mídias digitais foi notório. O retorno, como já foi dito, é o estouro nas paradas de sucesso. A música já se tornou tema de abertura da novela da Rede Globo, no horário das 18 horas. A trama de Elizabeth Jhin conduz uma linha bem próxima da abordada por Marisa: amor de alguém ausente, o qual se sustenta na saudade dos bons momentos e nas lembranças.

 

Técnica e crítica

 

O novo disco foi gravado e produzido em estúdio. As características da cantora estão nos mínimos detalhes. A minúcia de Marisa Monte vai desde o arranjo musical até a ordem das músicas no CD.

 

A crítica, porém, não recebeu a obra de forma unânime. Alguns consideraram que a cantora esgotou a capacidade de refinar o estilo cafona. Marisa, em seu site oficial, diz que o tema “amor” vem para explicar as representações do sentimento contemporâneo. Ou seja, das sensações de fato vividas hoje.

 

“[...] têm várias questões com as quais a minha geração e as pessoas que estão hoje vivendo a questão amorosa se confrontam, como em ter uma relação amorosa satisfatória e duradoura. Assim, falo do amor como ele, de fato, é vivido, e não de um amor idealizado”, diz a cantora.

 

Alguns analistas profissionais do gênero musical contestam que Marisa Monte faz uma “miscelânea” de gêneros musicais. Outros que a cantora é o “expoente híbrido de pop e MPB: uma regravação de Jorge Bem Jor aqui, uma balada em seguida, um resgate do MPB tradicional ali”.

 

São argumentos dos quais Marisa trata, em seu site oficial, dizendo que a possibilidade de compartilhar experiências com colegas, levando-as ao público em forma de música.

 

SAIBA MAIS:

- Marisa de verdade

- Site oficial da cantora

- O que você quer saber de verdade

- Tema de abertura da novela global das 18h "Ainda bem"

 

LEIA TAMBÉM:

- Crítica "Correio Braziliense"

- Crítica "uol"

- Crítica "veja"

- Crítica "R7"
 

CURIOSIDADES

"O que você quer saber de verdade"  o número 1 nas vendas da iTunes Store Brasil!

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:

 

FICHA TÉCNICA

Produzido por: Marisa Monte
Produção Executiva: Marisa Monte, Leonardo Netto e Suely Aguiar
Assistentes: Jonathan Altschuler e Jonathan Schara/ Em LA por Mario Caldato Jr., Benjamin Tierney, Aníbal Kempel e Rodrigo Amarante / em SP por Gustavo Lenza / em Buenos Aires por Ariel Lavigna.
Masterização: Greg Calbi (
Sterling Studios)
Direção de arte: Giovanni Bianco GB65
Fotos: Tom Munro e Dora Jobim
Tratamento de imagens: Alex Wink (Studio AW)

 

 

--

Procurar no site

Tags

A galeria de fotos está vazia.

Discussão: Samba-pop do amor inalcançável

Data: 29-04-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Ótima edição, Paulo.

Valeu o capricho.

Vamos publicar no Impressão Online.

Abraço,

Lorena