
Roxette
Banda sueca volta aos palcos
Por Heitor Zagnoli - JRM7B
Foram 15 anos sem pisar nos palcos mundiais e milhões de fãs saudosos do pop rock certeiro da banda sueca Roxette que veio pela quarta vez ao Brasil. Liderado pelo carisma e potente voz de Marie Fredriksson e pelas composições e guitarras de Per Gessle, a banda está de volta e com todo gás. A energia acumulada em mais de uma década foi conferida na noite do dia 17 de abril, no Chevrolet Hall. Em Belo Horizonte, a banda se apresentou pela segunda vez e manifestou o desejo de retornar à capital mineira.
O show fez parte da turnê do novo álbum Charm School que já ocupa a 17ª posição em vendagens no país, de acordo com o Hot 100 Brasil. Mas também pode dizer que tudo isso é uma história de superação pessoal. Em 2002, Marie foi diagnosticada com um tumor cerebral, que foi removido com sucesso algum tempo depois. Em conversa no hall do Hotel Sheraton, em Porto Alegre, Per Gessle disse que esta turnê foi de vontade da Marie e, estar de volta ao trabalho com o Roxette revendo os fãs, está fazendo muito bem para ela.
Com capacidade para cinco mil e quinhentas pessoas, o Chevrolet Hall ficou lotado. A banda de abertura Rocknova tentou distrair o público, mas não conseguiu. O show atrasou 50 minutos e, durante esse tempo, as pessoas gritavam o nome da banda, seguido de palmas ritmadas, na ansiedade de ouvi-los cantar e na expectativa de vê-los de perto.
A ansiedade valeu a pena e foram 2 horas de muito Roxette, com direito a saudações em português como “Oi Belo Horizonte!” e “Obrigado!”, além do hino “Oh Minas Gerais”, solado pelo guitarrista Christoffer Lundquist, em homenagem ao público caloroso que vibrou com cada som.
Veja as canções que fizeram parte do concerto:
1. Dressed For Success
2. Sleeping In My Car
3. The Big L.
4. Wish I Could Fly
5. Only When I Dream
6. She's Got Nothing On (But The Radio)
7. Perfect Day
8. Things Will Never Be The Same
9. It Must Have Been Love
10. Opportunity Nox
11. 7Twenty7
12. Fading Like A Flower (Every Time You Leave)
13. Silver Blue
14. How Do You Do!
15. Dangerous
Apresentação da banda
16. Joyride (Intro: "Oh, Minas Gerais")
Bis 1
17. Watercolours In The Rain
18. Spending My Time
19. The Look (Marie deixa o palco antes do final da música)
Bis 2
20. Way Out
21. Listen To Your Heart
22. Church Of Your Heart
A trajetória em todos os estilos de roupas e cabelos
O Roxette é uma banda sueca formada em 1986, por sugestão do então diretor da gravadora EMI, Rolf Nigren. Marie Fredriksson e Per Gessle faziam muito sucesso em sua terra natal e sempre tiveram o desejo de gravar em inglês no intuito de levar suas músicas para os quatro cantos do planeta. “Pearls of Passion” (1986) foi o primeiro álbum da banda que surpreendeu a todos os suecos que temiam o fracasso dos dois, pelo ousado projeto.
A banda foi reconhecida mundialmente em 1988, com The Look, pertencente ao álbum “Look Sharp”. Um intercambista estadunidense estava na Suécia nesta época e gostou muito da canção e gravou em uma fita K7. Foi quando voltou para os Estados Unidos que ele pediu para tocar na rádio local e, a partir deste momento, The Look passou a ser tocada incansavelmente nos Estados Unidos no final dos anos 80. Tempos depois a banda ficou sabendo que estava fazendo sucesso através de uma fita K7 que começou a ser tocada em Minneapolis.
E não parou por aí! Deste álbum, canções como “Listen to your heart” (trilha sonora da novela global “Sexo dos Anjos”), “Dangerous” e “Dressed for Success” lideraram as paradas nos Estados Unidos. Em 1990, a banda emplaca com mais uma canção e, desta vez, na comédia romântica “Uma linda Mulher”, com a balada (talvez a mais conhecida) “It must have been Love”.
O ano seguinte foi garantia nas paradas da Billboard e da MTV. “Joyride”, que leva o título do álbum, foi mais um grande sucesso, seguido de “The Big L.” e “Spending my time” (trilha sonora da novela global “Perigosas Peruas”), além da balada “Fading like a flower” que é considerada por muitos a “canção mais americana” que a banda fez. Começa a primeira turnê mundial.
Mais uma vez a banda faz parte de trilha sonora no cinema, mas o filme foi um desastre. Super Mário Brós foi lançado em 1993 e teve “Almost Unreal” no longa-metragem. Também é gravado o “MTV Acústico” em Estocolmo, Suécia, e mais um álbum é lançado. “How do you do!” marcou o álbum “Tourism” neste mesmo ano.
Álbum considerado o melhor, quase que por unanimidade pelos fãs, “Crash! Boom! Bang!” sai do forno em 1994. Outra turnê mundial, mas desta vez por lugares, digamos, diferentes. Exemplo disso foi que banda foi a primeira a ter autorização para tocar na China comunista.
Parada para descanso
Depois desse trabalho intenso, a banda resolve fazer uma pausa. Para isso, deixam uma coletânea entitulada “Don’t bore us get to the chorus – Roxette’s greatest hits” que é o segundo álbum mais vendido no Brasil. Ambos casados e com filhos, a dupla pôde se dedicar às suas famílias e aos seus trabalhos solos.
Hora de voltar!
Em 1999, Roxette retorna com o álbum “Have a Nice Day” e viaja pelo mundo para divulgação em programas de rádio, televisão e coletivas. No Brasil, a banda esteve no “Faustão”(Globo), “Planeta Xuxa” (Globo), “H”(Band), “Programa Livre” (SBT), “Jô Soares”(SBT) e nas Rádios Jovem Pan, Transamérica e 98FM.
Mais um álbum reforça a banda na indústria cultural. A balada “Milk and toast and honey” fez parte da trilha sonora da novela Global “Um anjo caiu do céu” em 2001. Depois disso, partem para mais uma turnê mundial.
A trágica notícia para os fãs
Tudo estava bem quando Marie Fredriksson passa mal em sua casa e desmaia em setembro de 2002. A cantora foi diagnosticada com um tumor no cérebro. Todos os shows foram cancelados e não se via mais futuro para o Roxette. Algumas canções foram gravadas para o lançamento de compilações do Roxette. Foram anos de recuperação, mas Marie não largou a sua paixão: a música. Foram 2 álbuns solo em sueco e 1 em inglês, retratando a sua fase difícil na luta contra o câncer e a vitória, mesmo apesar das seqüelas (a cantora ficou cega de um olho).
Recuperação e retorno confirmado
Em 2009, Marie deseja voltar aos palcos e faz pequenas apresentações em uma turnê solo do seu colega de trabalho Per Gessle. Desde então, a expectativa dos fãs é que se tenha mais Roxette, com álbuns inéditos e turnês mundiais.
Como presente para os fãs, o Roxette lançou neste ano o “Charm School”, com 12 canções inéditas e um vocal surpreendente da dupla. É um álbum clássico do Roxette, com “baladas-pop-românticas” de qualidade. Muitos fãs até reconhecem que são canções plagiadas de suas próprias composições. Como se não bastasse, uma turnê mundial neste ano. Longa vida ao Roxette e à Suécia! Terra do Abba, da Greta Garbo, da rainha Sílvia e dos vikings.
CURIOSIDADES
· Roxette possui 4 n.º 1 na Billboard (“The Look”, “Listen to your heart”, “It must have been Love” e “Joyride”).
· Foi a primeira banda a tocar na China comunista.
· O álbum “Don’t bore us get to the chorus” (1995) é o segundo mais vendido no Brasil, perdendo apenas para o “True Blue” da Madonna.
Ouça a crítica do show do Roxette em Belo Horizonte:
ficha técnica amiiigooo
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM
Tags:
Tags
Questionário
Você acha que o Roxette volta ao Brasil?
Sim (8)
Não (5)
Talvez. Vai depender da saúde da vocalista. (5)
Total de votos: 18