
Rio: a beleza natural brasileira em 3D
Carlos Saldanha lança mais um sucesso em animação
Por Julia Jabour - JRM7
juliajabour@gmail.com
Crítica Filme Rio - Julia Jabour by Jornalismo
Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, depois de chamar atenção como co-diretor de A Era do Gelo e como diretor das duas continuações do mesmo filme e escrito por Don Rhymer (que também assinou a trilogia Vovó... Zona), Rio é uma animação 3D, que conta com um elenco de peso, com nomes como o brasileiro Rodrigo Santoro, Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx e o músico Will i Am, dos Black Eyed Peas, que dublam os divertidos personagens do filme.
O longa conta a história de Blu, uma arara azul macho dublado por Jesse Eisenberg, que nasceu no Rio de Janeiro mas foi capturada por contrabandistas e acabou indo parar em Minnesota, nos Estados Unidos . Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo acaba se tornando sua única amiga e companheira. Mas um ornitólogo, Túlio (Rodrigo Santoro), estudioso e amante das aves, viajou até os Estados Unidos atrás da ultima ararinha azul macho, com a missão de levar-la de volta para o Brasil para acasalá-la com a arara fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie.
O plano parece simples, mas uma história de aves em extinção em um país corrupto com o Brasil não pode acabar assim fácil. Blu, por ter sido uma ave domesticada, não sabe voar, e é na cidade maravilha, que a arara macho irá viver a maior aventura de sua vida e se ver obrigado a esquecer o ambiente doméstico a que estava acostumado, para poder encarar a temida vida numa natureza desconhecida.
As duas últimas ararinhas azuis acabam sendo capturadas por criminosos e vão parar em uma gaiola numa favela do Rio de Janeiro esperando para serem contrabandeadas.
Mais dramático do que cômico, o enredo vai mostrando como Blu, a arara azul macho, e Jade escapam das garras dos bandidos e se livram das algemas que as mantém juntas. Na tentativa de escapar, as ararinhas fazem amizade com outros animais como um tucano, um bull dog, um periquito e visitam os cartões postais do Rio de janeiro, como o Cristo Redentor e a famosa Copacabana.
Em meio ao enredo, existe a história do amadurecimento de Blu, o arrependimento do pivete que levou as aves até os contrabandistas e a aventura de Linda e Tulio pela favela e pelo Sambódromo.
Permeando as aventuras e apresentações de personagens, a música é elemento essencial em Rio e o brasileiro Sergio Mendes, produtor musical executivo, caprichou na trilha sonora do filme ao selecionar ritmos que misturam o carnaval carioca com o pop norte-americano. Para compor as músicas do longa metragem, Sergio Mendes escolheu Bebel Gilberto, Will.I.Am (do grupo Black Eyed Peas), o astro britânico de mãe brasileira Taio Cruz e o brasileiríssimo percussionista Carlinhos Brown.
FICHA TÉCNICA:
Título original: (Rio)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Carlos Saldanha
Atores: Rodrigo Santoro, Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx e Will i Am
Roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia e Sam Harper, baseado em história de Carlos Saldanha, Earl Richey Jones e Todd Jones
Produção: Christopher Jenkins
Música: John Powell, Sérgio Mendes e Will i.am
Fotografia: Renato Falcão
Direção de arte: Joan Cabot, Peter Chan e Rachel Tiep-Daniels
Edição: Harry Hitner e Randy Trager
Efeitos especiais: Blue Sky Studios
Duração: 96 min
Gênero: Animação
Status: em DVD e Blue Ray
SAIBA MAIS:
- Entrevista com Carlos Saldanha
- Arnaldo Jabor comenta sobre o filme
LEIA MAIS:
- Omelete
Tags:
Tags
Questionário
Você acha que Saldanha quis simplismente mostrar o Brasil para o mundo em seu filme?
Não, Saldanha somente aproveitou o enredo do filme para mostrar a beleza natural do brasil (6)
Sim, e ele deu um enfoco somente no Rio de Janeiro por essa ser sua cidade natal. (4)
Total de votos: 11