Redes socias como nova ferramenta do jornalismo

28-09-2011 22:02

Por Nara Fernandes

 

Com o advento de novas tecnologias, sobretudo, as que se referem a comunicação, ficam claras a necessidade de debates e pesquisas no que diz respeito a constante presença de mídias sociais no jornalismo atual. Sem sombra de duvidas a internet se tornou peça chave para a prática jornalística e por meio dela é possível cobrir mais facilidade e rapidez acontecimentos em todo o mundo.

Sites de relacionamento como o Facebook, por exemplo, são janelas para profissionais e amadores postarem produtos de trabalho ou até mesmo entretenimento. Uma vez que na internet se encontra liberdade e facilidade para que haja troca de informação, é cada vez mais palpável o desenvolvimento de novos aparelhos e tecnologia de conexões. Desta forma, trazem consigo uma enxurrada de benefícios e possibilidade, mas que por outro lado também podem ser prejudicial. Por estas redes sociais terem fácil acesso, permite ao usuário inimagináveis finalidades.  

Governos como o da China ou do próprio Irã utilizam destas mesmas fermentas para censurar e descobrir “insurgentes”. Ou seja, controlam os meios de comunicação principalmente a internet, a fim de estabeleceram e manterem o controle sobre eles. No caso do Irã, temos este exemplo dia após dia com a grande quantidade de informações a respeito da “censura informacional” em relação a população.

 É importante ressaltar que é por meio destas ferramentas que cada vez mais a população mundial utiliza em grande escala a internet como novo meio de comunicação. Pois, portas são abertas para uma maior democratização e liberdade de expressão.

 

Saiba mais:

 

 

- Site explica a ultilazão de redes sociais por jornalistas

-Facebook como ferramenta de trabalho

-Estudo afima que ainda existe censura na internet

 

Leia Também:

 

 

-China: redes sociais desafiam grande muralhas digitais

-Iranianos burlam censura na internet com ajuda de tecnologia

 

Tópico: Redes socias como nova ferramenta do jornalismo

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags