Redes Sociais como ferramenta de comunicação organizacional

27-04-2012 19:07

Como as novas mídias estão influenciando a rotina de assessores e assessorados

Por Mariana Oliveira

 

As assessorias de imprensa têm a função de manter seu assessorado em constante destaque na mídia, divulgando as ações, produtos ou serviços de forma positiva para que o grande público tome conhecimento e a empresa alcance prestígio junto ao mercado.

 

Se antes essa tentativa de divulgação se dava quase sempre através de releases e sites institucionais, hoje os assessores ganharam novas e poderosas aliadas nessa busca diária por espaço na imprensa: as redes sociais. Em um mercado competitivo, ferramentas como o Facebook e o Twitter podem ajudar o assessor a alcançar um diferencial para a empresa.

 

O assessor de imprensa, assim como o repórter de redação, têm o objetivo de identificar os interesses do público e lhe fornecer o que eles procuram: a informação. O conteúdo antes repassado ao público era quase sempre em formato de texto. Hoje o que se entende por “conteúdo” é não só texto, como vídeos, imagens, áudio... É possível então, por exemplo, transmitir para o seu público minuto a minuto uma coletiva de imprensa de seu assessorado, através do Twitter, ou divulgar ações positivas de seus empregados usando o Facebook ou o Youtube.

 

Antes, a propagação desses eventos era feita através da mídia. Com o uso de redes sociais, as assessorias podem agora falar com o público sem o uso de intermediários. As possibilidades são inúmeras, e o mais interessante no uso dessas ferramentas é que o feedback dos internautas vem quase que instantaneamente.

 

Não só uma resposta, mas agora também, os assessores podem contar com a participação de seus clientes na tentativa de construir uma imagem institucional com destaque no mercado. As redes sociais também permitem que a empresa interaja com seu público. Conhecendo suas necessidades e opiniões, fica mais fácil se tornar referência em seu ramo de atuação.

 

Umas das maiores vantagens do uso dessas ferramentas, é que o assessor pode oferecê-las para o seu cliente, na maioria das vezes, sem custos adicionais. Basta que o profissional tenha um bom conhecimento de como utilizá-las para que o retorno seja percebido. Além do mais, essas redes se tornaram espaços de troca de informações e novos tipos de negócio, podendo atrair para a empresa novos parceiros e investidores.  

 

Este novo ambiente midiático pode representar um desafio ao assessor de imprensa que tem que lidar agora com fenômenos até então inéditos na área da comunicação. Resta agora, ao profissional que atua dentro das assessorias conhecer e aprender a explorar essas novas tecnologias, lidando com essa nova realidade do mercado empresarial e tendo consciência que seu conhecimento nessa área pode trazer para seu assessorado destaque e reconhecimento perante o público e o mercado.

 

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