Rede Social: colabore, mas não cometa gafes

28-09-2011 23:37

Jornalismo Colaborativo exige bom senso e apuração das informações

 

Por Flávio Souza

 

Seja pessoal ou profissionalmente, é possível nas Redes Sociais uma interação em tempo real. De maneira surpreendente se aproxima as pessoas do que acontece em todo mundo, seja pelas afinidades ou interesses diversos, compartilhar dados ou colaborar.

 

Surgiu assim o jornalismo colaborativo, uma troca que enriquece as redações. O planeta divide hoje conteúdos que antes demoravam dias e ainda não teríamos acesso. Um acontecimento é atualizado na internet por segundos.  Fatos mundiais são divulgados em tempo real com detalhes.

 

Existem jornalistas que ganharam direito de expressão online, Ricardo Noblat é um deles. Jornalista político, de carreira consagrada, com passagens em veículos de prestígio, desde 2004, no ar com o Blog do Noblat, dialoga, expõe ponto de vista e aborda temas polêmicos como a crise do mensalão.

 

Todavia, o uso de plataformas digitais pode ser uma armadilha e deve ser feito de maneira responsável, especialmente quando o foco é profissional. Noblat passou por uma saia justa. Em Fevereiro de 2009 o jornalista através de uma única fonte denunciou um caso de xenofobia contra uma brasileira que vivia na Suíça.

 

A notícia ganhou repercussão nos principais veículos de imprensa. Porém, Paula Oliveira, 26 anos, advogada e filha de um assessor político, na verdade foi desmascarada e ficou comprovado que não estava grávida no momento da possível agressão e o caso se tratava de uma mentira.

 

Na rede não tem espaço a gafes e regras de etiqueta são sempre bem vindas. Muitas vezes um erro pode ser irreversível e uma pequena frase ganha dimensões gigantescas e incontroláveis.

 

Espaços de socialização exigem ética e saber lidar com diferentes gerações e aos jornalistas cabe o cuidado de apurar o conteúdo oferecido. 

 

Saiba mais: - Observatório de Imprensa aborda caso Paula Oliveira

                    - Caso Paula Oliveira ganha destaque na TV Brasil 

                    - Site G1 aborda possível engano na denúncia de Xenofobia

 

Leia Também: - Livro explica redes sociais (e-Book gratuito)

                        - Entenda o Jornalismo Corporativo 

 

Tópico: Rede Social: colabore, mas não cometa gafes

Data: 05-10-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Flávio,

Bom texto. Só na forma, é preciso dar um enter para alinhar à esquerda os links de
saiba mais e leia também.

Lorena

Procurar no site

Tags