Quem tá na rede pode virar peixe

27-04-2012 21:18

O fenômeno das fanpages no Facebook

Por Matheus Baldi e Ana Luiza Gonçalves

 

Criado em 2004 por Mark Zuckerburg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e pelo brasileiro Eduardo Saverin, o Facebook não só conquistou os brasileiros, como também se tornou uma importante ferramenta de comunicação usada por muitas empresas que perceberam que o uso das redes sociais pode criar um vínculo muito lucrativo, afinal, elas podem não apenas divulgar novidades,  como também saber qual a opinião dos consumidores, de forma instantânea.  

 

A internet tem se mostrado cada vez mais atraente quando o assunto é comunicação e marketing, afinal, um estudo divulgado em março de 2012 pela Comscore revelou que o Brasil é o 7º maior mercado de internet no mundo, com um público de 46,3 milhões de visitantes a partir dos 15 anos.

 

Os números continuam chamando atenção das empresas quando o assunto é Facebook, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Socialbakers em janeiro de 2012, o Brasil é o 4ª país com maior número de usuários na rede social de Mark Zuckerburg, com 37,9 milhões de usuários, o que representa a metade dos brasileiros que têm acesso à internet e quase 20% de toda a população brasileira.

 

Lançado em setembro de 2011, o botão “Assinatura” permite que os usuários assinem fanpages para receber publicações de pessoas públicas ou empresas. Esse tipo de perfil causou certa polêmica na época em que surgiu, uma vez que na Declaração de direitos e responsabilidades de participação da rede constava que as contas deveriam representar um indivíduo e que não seria permitido que os usuários mantivessem um perfil sob o nome de uma organização ou usassem contas pessoais para fazer propaganda. Porém, com a mudança de política, o fenômeno das empresas no facebook foi inevitável.

 

A preocupação com o Facebook na comunicação organizacional é explicada pela lógica de que quem “curtir” uma página vai mostrar que possui algum interesse ou admiração pela empresa. E as vantagens são muitas, na fanpage a empresa pode ter uma url personalizada, aplicativos para criação de promoções, possibilidade de acrescentar administradores à página sem ter que compartilhar a mesma senha, não terá que aceitar convites, oferecerá recursos de colaboração, por exemplo, caso os administradores do perfil permitam, quem curtir, poderá publicar  fotos, textos e vídeos  a vontade naquele espaço.

 

Outro benefício, é que as fanpages não apenas permitem como também disponibilizam o cálculo de alguns dados para estatísticas, o que facilita na hora de mensurar os resultados vindos através da atuação das empresas no Facebook.

 

O fato é que com tantas vantagens tornou-se praticamente essencial ter uma fanpage na rede social que já ultrapassou os 800 milhões de usuários no mundo, de acordo com os dados divulgados pelo analista Nick Burcher em janeiro de 2012.

 

As fanpages da Coca-Cola, Disney, RedBull e All Star são mais “curtidas" no mundo. Aqui no Brasil, as páginas do Peixe Urbano, Nike, Guaraná Antártica e Oral-B estão entre as mais populares.

 

Saiba Mais

 

Como criar uma fanpage no facebook

 

Leia também

 

Empresas vão usar o Facebook para lançar promoções

Fanpage Coca-Cola

Fanpage Nike

Fanpage Peixe Urbano

 

Procurar no site

Tags