Rico em originalidade - Quem quer ser um milionário?

25-10-2010 20:06

Um filme que surpreendente e que vai contra todos os clichês cinematográficos.

 

Letícia Silva - 7º período / noite - leticiaflaviasilva@yahoo.com.br

 

Uma obra que foge dos clichês cinematográficos. Em síntese isso é Quem quer ser um milionário?:  Um filme que foge das convenções. Produzido bem distante dos padrões hollywoodianos, seja no aspecto geográfico – visto que foi gravado na Índia, seja nos aspectos artísticos – não conta com carinhas conhecidas no elenco.

 

Com dez indicações para o Oscar, o filme recebeu as estatuetas de melhor filme, direção – Danny Boyle, roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora, canção original – “Jai Ho”, som e edição.

 

Ao se deparar com o cartaz podemos pensar que se trata realmente de um romance “água com açúcar”. Acabamos sendo injustos com a obra por carregar alguns preconceitos. A obra serve exatamente para romper alguns preconceitos que costumamos ter em relação ao cinema (de onde um filme deve ser, quem deve ser o diretor, o protagonista, etc.).

 

Com a excelente direção de Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? conta a história de um jovem indiano chamado Jamal Malik (Dev Patel), pobre, órfão, morador de periferia que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. O filme encanta o espectador e nos emociona em diferentes momentos – não é possível se cansar, pois não se trata de uma história maçante.

 

Há uma quebra da linearidade, pois o filme começa pelo final, onde o protagonista explica a um policial como ele ficou milionário ao participar de um programa de perguntas e respostas semelhantes a um “Show do Milhão”. Ele se inscreve no programa, por ser se grande audiência, para ser assistido por Latika (Freida Pinto), sua amada.

 

A cada pergunta, Jamal se lembra de um fato ocorrido em seu passado e que tem relação com a mesma, conseguindo assim responder a todas elas. É ai que há a quebra da linearidade. Jamal vai recordando de tudo o que passou durante sua infância tão sofrida ao lado do irmão Salim (Madhur Mittal) e das coisas que aprendeu durante as mais tristes experiências pelas quais ele passou. Aos poucos ele vai narrando essas experiências e tecendo toda a trama.

 

Na verdade, até mesmo as cenas em que o protagonista está participando do game são lembranças. Pois ele vai recordando de cada pergunta ao ser questionado pelos policiais que suspeitam que ele tenha fraudado as regras do programa, visto que era praticamente impossível um indiano, pobre, pertencente a uma casta inferior, ganhar o prêmio total e se tornar milionário. A mudança de castas é algo quase impossível na Índia. Ninguém dorme pobre e acorda rico por lá. Como Jamal conseguiu, mesmo sem ter de onde extrair tanto conhecimento, responder todas aquelas peruntas?

 

O diretor Danny Boyle tem em seu currículo obras como  A Praia, Por uma vida menos ordinária e  Trainspotting – Sem limites. Comparando uma obra com a outra, é possível perceber o quanto elas são únicas, ao contrário de muitos diretores que seguem um mesmo gênero por toda a sua carreira.

 

No decorrer da história, é comum se lembrar de cenas de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, por ter alguns aspectos parecidos e tratar de objetos em comum, como pobreza, periferia, crime, etc.

 

É importante lembrar que Quem quer Ser um Milionário? não agrada somente aos espectadores que gostam se acompanhar uma bela história de amor. Pelo contrário. Aqueles que gostam de romance do início ao fim provavelmente não serão grandes apreciadores da obra. O filme é bem categorizado como drama. Trata-se de diversas histórias dramáticas, que, juntas, formam a trama. É um daqueles filmes que, ao assistir, temos a sensação de leveza, alegria e compensação. É estranho descrever ao certo qual é o sentimento que nos permeia após apreciar esta bela obra, Mas uma coisa é certa: trata-se realmente de uma grande produção.

 

Curiosidades:

- O filme foi baseado no livro Q&A, de Vikas Swarup.

- Apesar de algumas comparações com Cidade de Deus, dizem nos bastidores que o diretor Danny Boule não gosta dessas comparações.

 

Ficha técnica:

Título Original: Slumdog Millionaire
Gênero: drama
Duração: 2h
Ano de lançamento: 2008
Estúdio: Celador Films/Fim 4
Distribuidora: Fox Searchlight Pictures/ Europa Filmes
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado no livro de Vikas Swarup
Produção: Christian Colson
Música: A. R. Rahman
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Figurino: Suttirat Anne Larlarb
Edição: Chris Dickens

 

Saiba mais:  

- Site oficial do filme

- Quem quer ser um milionário? é o vencedor do Oscar

- Informações no site Adoro Cinema

 

Leia também: 

- Crítica do site Amálgama

- Crítica do site Pipoca Combo

- Crítica do site Cine Players

 

Ouça a crítica em podcast:

 

Tópico: Quem quer ser um milionário?

Data: 05-03-2021

De: Elísio Monteiro Vieira

Assunto: Elogios

Nunca me empolguei tanto ao ver um filme,até ver este!

Data: 08-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Ficou legal, Le. Vamos publicar no Impressão Online.

bjos

Procurar no site

Tags