Prazo para duplicação da BR da morte está atrasado

11-05-2012 22:57

Editais e licitações previstos para o primeiro trimestre de 2012 ainda não foram divulgados e a quantidade de mortes no trânsito na BR381 só tende a aumentar.

 

Por Nayane Hilário e Jane Ferbas

 

Em uma das visitas da Presidente Dilma Rousseff a Belo Horizonte, foi feito um comunicado de que pelo menos dois trechos da BR 381 teriam suas obras iniciadas no final do ano passado.   Em plena época de chuva, nenhum dos trabalhos teve condições de se efetivar e todo processo de duplicação da rodovia ficou comprometido. O lançamento de todos os editais prometidos para o primeiro trimestre de 2012 ainda não foram concluídos. Já se aproxima a metade do ano de 2012 e a rodovia apresenta os mesmos problemas de trânsito.

 

Além dos editais, é preciso esperar o período das licitações para escolha da empreiteira responsável pelos serviços. De acordo com o Ministério dos Transportes, os lotes que darão início à duplicação do trecho crítico da BR 381 são 8,7,6 e 4. Os três primeiros compreendem o trecho entre Belo Horizonte até depois do trevo de Itabira, no Vale do Rio Doce. No total, toda extensão da rodovia federal se divide entre 10 lotes para mapear melhor os problemas necessários em cada um dos trechos.

 

Ainda é aguardado o projeto dos lotes 1 a 5 e também do trecho conhecido como variante de Santa Bárbara, lotes 9 e 10. Muito já se foi discutido sobre as deficiências da 381 e de suas possíveis soluções para os altos índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais na via. E uma das medidas previstas, por exemplo, no trecho compreendido entre a capital até o trevo de Caeté, estaria à eliminação de curvas, redução da declividade de rampas e construção de pontes e viadutos.

 

Acompanhe em nosso mapa 10 cidades que compreendem o trecho a ser duplicado da BR 381


Visualizar Trecho de duplicação da BR381 em um mapa maior

 

Segundo o Ex-Ministro de Transporte acusado de superfaturamento de projetos, Alfredo Nascimento, seriam necessários R$ 4 bilhões aproximadamente para realização das obras, mas a verba liberada pelo governo foi somente de R$ 1 bilhão. Menos do que o necessário é investido na BR que é considerada uma das mais perigosas do Brasil. De acordo com os dados do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (DNIT), em 2011, apenas três obras de revitalização, pavimentação e supervisão foram concluídas.

 

 O excesso de veículos, a má conservação de alguns pontos aliada a imprudência de muitos motoristas contribui para que esta seja considerada a BR da morte. A duplicação do trecho é cabal para amenizar os problemas. Segundo os últimos dados da Confederação Nacional de transportes (CNT), o custo com acidentes envolvendo óbito em rodovias federais totalizou R$4,1 bilhões em 2010, e o prejuízo total com acidentes nas rodovias pavimentadas foi de R$14 bilhões.  

 

 

SAIBA MAIS

Obras para os lotes 7 e 8 segundo dados do DNIT

Reportagem sobre o atraso das obras no Jornal Estado de Minas

Site oficial do DNIT

 

 

CURIOSIDADES

Saiba de que forma definidas as numerações das rodovias (BR) 

Pesquisa CNT de rodovias /2011

 

 

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