Ponto culturais em Belo Horizonte

09-05-2012 13:33

Belo Horizonte está ganhando destaque no ramo turistico. É possivél encontrar muita cultura e lazer nos museus, parças e parques da cidade.

 

Por: Julia Rates e Taíza Torres

 

 

A capital mineira tem ganhado força no segmento turístico, a grande metrópole tem cerca de 2,5 milhões de habitantes. Com um dos maiores PIB do país, Belo Horizonte foi indicada como a cidade com melhor qualidade de vida da América Latina, pelo Population Crisis Committee, da ONU. A cidade oferece um pouco de tudo, para quem quer descansar e para quem quer curtir, atraindo uma media de 66,6 % turista no ano de 2010.

A cidade mineira não tem mar, mas é possível encontrar muita diversão e lugares turísticos para visitar. Um dos principais cartões postais de Belo Horizonte a praça da liberdade é hoje um conjunto paisagístico e arquitetônico, além da bela praça o local é rodeado com museus, biblioteca e o Palácio da Liberdade. Até 2010 o Palácio funcionava como gabinete do governador, hoje é destinado a visitas acompanhadas e recebem aos domingos uma media de 300 pessoas.

Um dos lugares mais visitados em BH é a lagoa da Pampulha e o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. A pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, Niemeyer projetou o Cassino (Hoje Museu de Arte), a Casa do Baile, A Igreja São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube.

Outro lugar recheado de área verde e das sete artes é o Parque Municipal e o Palácio das Artes, um complexo cultura que reuni duas salas de teatro, um cinema, três galerias de arte, livraria e café. O conjunto tem uma agenda cheia de eventos que atraem bastante o publico mineiro.

Além do ar fresco nos parques de Belo Horizonte, como o parque das Mangabeiras e do Ecológico da Pampulha. A cidade conta com vários museus importantes para o conhecimento e aprendizado da população. Como o Museu Histórico Abílio Barreto, inaugurado em dezembro de 1998, e integra um casarão remanescente do arraial do Curral Del Rei, o Museu Inimá de Paula com obras permanentes do pintor – Antifo Cine Guarani, e o Museu das Telecomunicações contando a história das telecomunicações de uma maneira bem diferente.

Enfim, Belo Horizonte tem muito que mostrar e oferecer, o turismo mineiro é bastante diferente do resto do Brasil, nas cidades como BH é possível encontrar lazer e cultura mais barato e de qualidade. De acordo com a pesquisa feita pelo SETUR-MG em 2010 a permanência media de turista na cidade é de cinco dias e estimasse que o gasto por dia chegasse a 81 reais.

 

Acompanhe no mapa a localização dos principais pontos turisticos de BH

 


Visualizar Turismo em BH em um mapa maior

 

Saiba mais:

Site que informa tudo que rola em Belo Horizonte

Agenda de Belo Horizonte 

Portal da Prefeitura com noticias sobre a Fundação Municipal de Cultura 

Procurar no site

Tags