
Paradise Now
O Verdadeiro conflito entre Judeus e Muçulmanos
Patrícia Belo (Jornalismo 7º período Uni-BH)
Paradise Now é um filme dirigido por um diretor europeu Hany Abu-Assad, e gravado na cidade de Jerusalém. Esse é o primeiro filme que conta a história do conflito entre judeus e palestinos na região de Israel sem tomar nenhum partido. Além, disso o filme é uma produção da Eurofilmes, fugindo dos padrões de longas-metragens de Hollywood.
Paradise Now, além da qualidade de se manter neutro, tem outros pontos positivos: a química e o talento dos protagonistas, que não são nenhuns dos rostinhos já vistos nas telinhas. A fotografia é impecável e a trilha sonora é ótima. Isso, sem falar na excelente trama, cheia de diálogos tensos e que fazem do filme um dos mais surpreendentes e intensos dos últimos anos. Tudo isso com uma abordagem diferente: do ponto de visto dos próprios homens-bomba. Quando acender as luzes no cinema é impossível não questionar os motivos que levam alguém a explodir-se por uma causa.
O longa-metragem conta a história de Said e Khaled são dois palestinos amigos de infância, escolhidos, quase que sem aviso, para um ataque suicida. Eles aguardavam sua hora a vários anos. Quando ela chega, ambos têm tempo apenas para passar a última noite com as suas famílias. Mas seus professores terroristas avisam que ninguém pode desconfiar do fato. Assim, os agradecimentos são deixados em um vídeo. Durante suas últimas horas de vida, um imerge em dúvidas sobre a ação. Já o outro, filho de um colaborador executado como traidor, não oscila em seguir seu destino.
CURIOSIDADES:
- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005.
- As cenas foram gravadas na cidade de Jerusalém.
FICHA TÉCNICA
Título original: Paradise Now
Gênero: Drama
Duração: 01 hs 30 min
Ano de lançamento: 2005
Estúdio: Augustus Film / Razor Film Produktion GmbH / Lumen Films / arte France Cinéma
Distribuidora: Warner Independent Pictures / Europa Filmes
Direção: Hany Abu-Assad
Roteiro: Hany Abu-Assad, Bero Beyer e Pierre Hodgson
Produção: Bero Beyer
Música: Jina Sumedi
Fotografia: Antoine Héberlé
SAIBA MAIS
LEIA MAIS
Tags
Questionário
Você acha que o filme defende algum lado?
Sim, dos Judeus. (3)
Não. É neutro. (5)
Total de votos: 13