Facebook cria espaço voltado para jornalistas

23-09-2011 22:26
Novo recurso possibilita separar a vida profissional da pessoal na internet
 
 
Por Marcos Vicente e Flávio Tavares
 
 
Buscando um diferencial em relação às outras redes sociais, principalmente pelo crescente uso das mesmas como ferramentas de notícias, o Facebook lançou, no primeiro semestre do ano, o “Facebook para jornalistas”.

 

A ideia é oferecer aos comunicadores um perfil exclusivamente profissional, incentivando o uso da mídia social como meio de informação. A página possibilita que os jornalistas tenham um número ilimitado de conexões, já que atualmente em um perfil comum só podem ser adicionados cinco mil contatos.

 

Em matéria publicada em abril deste ano, o portal Folha Online destacou que o Facebook começou a testar a ferramenta no início de 2010. A partir daí, os acessos aos sites dos profissionais obtiveram um crescimento de 300%. A resposta positiva fez com que o investimento continuasse, possibilitando seu lançamento no inicio de 2011.

 

Para facilitar a adaptação dos usuários, o Facebook disponibilizou um guia para os profissionais da comunicação. O texto, disponível em inglês, pode ser lido no site que dá acesso ao serviço.

 

Entre as ferramentas oferecidas no perfil, podemos destacar o “Insights”, onde é possível observar a audiência e saber como está sendo a interação do público.  Estas informações são passadas através de gráfico que mostra o fluxo de acesso, além de informar os dados geográficos e demográficos do visitante.

 

Outra função disponibilizada permite a realização de backup das informações, que pode ser feito por meio de exportação de todos os dados ali reunidos para arquivo em formato Excel.

 

O popular recurso “Curtir” também está disponível na página. Além de exibir a contagem de quantas pessoas aprovaram o conteúdo, toda vez que alguém clica no botão passa a receber atualizações feitas por aquele jornalista.

 

As publicações de opiniões pessoais na internet podem gerar polemicas desnecessárias e até prejudicar o profissional. Com esta nova opção, além de evitar este tipo de situação, é possível também organizar melhor os contatos, facilitando também o relacionamento com as fontes.

 

Saiba mais:

 

Tópico: Páginas do Facebook para Jornalistas

Data: 30-09-2011

De: Hévila Oliveira

Assunto: Observações

- Falta de padrões on line. As frase são longos e os paragrafos também.
- Falta de simetria entre paragrafos, uns muito longos e outros muito pequenos.
- Pouca relevância nos links relacionados.

Data: 29-09-2011

De: Marcos Vinicius

Assunto: Avaliação

A escolha de, ao invés de negritar palavras ao longo do texto, incorporar links, é interessante.
É preciso prestar mais atenção à formatação do texto e à estrutura dos parágrafos, principalmente do 3º, muito longo e maçante. O título pode ser melhorado.

Data: 29-09-2011

De: Markilma Carter

Assunto: Avaliação

Sem bigode.Podem melhorar de acordo com as regras de escrita para a web. Não usaram negrito nas palavras mais importantes. O leia também poderia conter endereços mais relevantes. Nota 3

Data: 29-09-2011

De: João Paulo Vale

Assunto: Bons exemplos

Muito interessante a matéria!Citou exemplos de veículos que utilizam o recursos, o que pode servir de exemplo para que outros o sigam.

Data: 28-09-2011

De: Dayane Lima

Assunto: Avaliação da matéria

Achei a matéria interessante, porém, senti falta de mais informações e até alguns exemplos. Creio que isso seria suficiente para enriquecer o texto.

Data: 28-09-2011

De: Bruna Ávila

Assunto: Avaliação da matéria

- O texto não segue os padrões para o jornalismo online;
- texto com frases e parágrafos longo, cansativo para internet;
- ausência do bigode;
- ausência de links que tenham ligação com o tema proposto.
Nota: (3,5)

Data: 28-09-2011

De: Thayane

Assunto: Avaliação

Penúltima linha do segundo parágrafo tem falha na estrutura.
Terceiro parágrafo muito longo, tanto em comparação com o restante do texto quanto para a própria leitura da matéria pela internet.
Pontuação incorreta em vários trechos.

Data: 28-09-2011

De: Thayane (again)

Assunto: Re:Avaliação

P.S. Os links no meio da matéria deveriam abrir uma página nova, e não direcionar a página em que estamos lendo para outra. Muito chato ter que ficar voltando a página toda hora.

Data: 27-09-2011

De: Bruno Menezes

Assunto: Avaliação da matéria

Acredito que falte um personagem. A matéria ficou empobrecida sem esta peça importante para o texto. A repetição de palavras é algo que chama a atenção. Um exemplo é a palavra "Página", que é escrita seis vezes, neste pequeno texto. Vale procurar sinônimos. ( NOTA 3,5)

Data: 27-09-2011

De: Priscila Mendes

Assunto: Pontuações!

Vale à pena rever as pontuações. Também o 3º parágrafo (muito longo e com repetição de palavras). Poderia acrescentar algum exemplo, na prática. Talvez citar algum veículo de comunicação que utiliza essa ferramenta ou, até mesmo, algum jornalista influente, que possui uma página no Facebook, enquanto profissional.

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