Obras para Copa 2014 - Belo Horizonte

05-10-2011 09:02

 

Carla Oliveira, Paula Isis e Yvan Muls

 

A Capital mineira se transforma em canteiro de obras

O Brasil tinha um pouco menos de sete anos para estar pronto para receber a Copa de 2014. As cidades tiveram quase dois anos para apresentarem seus projetos e menos dois para os realizarem. Dois anos se passaram e matematicamente agora faltam apenas três para data de realização do evento. O prazo começa a ficar curto para finalização de todas as obras estruturantes necessárias.

 

O cronograma das obras do Mineirão, em Belo Horizonte, uma das cidades-sede, apresentado pelo Governo do Estado era do segundo semestre de 2010, com prazo de entrega em Dezembro de 2012. Para Sérgio Barroso da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), “O Mineirão será o primeiro estádio pronto para a Copa. Faremos a reinauguração no dia 31 de dezembro de 2012 e isso vai nos credenciar a ter papel importante na Copa das Confederações em 2013 e também na Copa do Mundo Fifa Brasil em 2014”.

 

As obras, segundo o secretário, estão em ritmo acelerado e em dia com o marco regulatório estabelecido com a Fifa. As reformas entraram na terceira e última fase que compõem o maior custo de execução que é de R$654 milhões. Os recursos serão provenientes da empresa Minas Arena, constituída pela Construcap S.A Indústria e Comércio, Egesa Engenharia S.A e Hap Engenharia Ltda. Esta fase do projeto é a adequação do estádio ao mais alto padrão de qualidade estabelecido pela Fifa.

 

Segundo o diretor presidente do Minas Arena, as demolições internas estão em fase final e 25% das escavações para sustentação da nova arquibancada foram realizadas. As fundações serão o próximo passo na área externa, que darão sustentação a futura esplanada.  “Os trabalhos de demolição e fundação demandam um bom tempo para execução. Quando entrarmos na modernização propriamente dita todos vão se surpreender com a rapidez da evolução”, explica Barra.

 

A esplanada em torno do estádio funcionará como área de convivência aberta às famílias e a turistas. O espaço aberto ao público transformará o Mineirão em uma arena multiuso para eventos de outras modalidades esportivas, de lazer e cultura.

 

Negócio e sustentabilidade

O modelo de negócio estabelecido pelo Governo de Minas para a reforma e administração do Mineirão é a gestão compartilhada, inspirada nas grandes arenas que são geridas desta forma, como na Alemanha, Holanda e França. O secretário afirma que é bom negócio para o Estado que não serão investidos recursos públicos diretamente nas obras e o consórcio tem assegurado retorno dos investimentos aplicados. O Governo controla e monitora tanto as obras quanto seu funcionamento após a reabertura, garantindo o lucro para o setor privado e reduzindo a necessidade de suas contrapartidas. O prazo de concessão é de 25 anos, tempo que o consórcio poderá explorar e operar os negócios.

 

Os clubes mineiros, América, Atlético e Cruzeiro, também serão contemplados neste modelo. Os responsáveis máximos por atrair grande público aos gramados nos dias de jogos terão às rendas de bilheteria e estacionamento garantidos, além de acordos comerciais que poderão ser firmados. Mas o contrato estabelece indicadores de desempenho. Caso os desempenhos de gestão e resultado fiquem abaixo do esperado poderá haver sanções e até mesmo interrupção da concessão.

 

Práticas sustentáveis estão estabelecidas no projeto de revitalização e modernização da arena. A assessora de comunicação da Secopa, Juliana Alvim, afirma que o novo estádio prioriza desde a obra, padrões, ferramentas e procedimentos aceitos internacionalmente como ecologicamente corretos. O objetivo é “obter a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), destaca Alvim.

 

Para isso é usado resíduos provenientes de outras demolições, a água da chuva é armazenada e reaproveitada. Na nova estrutura de cobertura do estádio haverá geração de energia elétrica através da captação solar por meio de células fotovoltaicas. A capacidade de armazenamento destas placas seria suficiente para atender 750 residências gerando economia. A iluminação será de alta eficiência, baixo consumo e sistema elétrico inteligente. E o lixo terá sistema de coleta seletiva e armazenamento de resíduos sólidos, conforme explicação do presidente do Minas Arena e coordenador das obras, Ricardo Barra.

 

Mobilidade  

Há previsão da reforma e expansão do terminal 1 e construção do terminal 2 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), com prazo de conclusão em outubro de 2013 e junho de 2014 respectivamente. Além da ampliação de pista e pátio prevista para ficarem prontas em junho de 2013. Nas obras serão consumidos aproximadamente R$ 252 milhões da União. A modernização e ampliação da rodovia LMG 800 que muda o traçado de acesso ao aeroporto será concluída em junho de 2013.

 


Visualizar Obras e reformas para Copa 2014 BH em um mapa maior

 

Saiba mais:

 

- Conheça o Novo Mineirão

- Portal da Copa

 

Leia também:

BH recebe investimentos em mobilidade urbana

BH está entre as piores cidades do mundo em mobilidade

 

Tópico: Obras para Copa 2014 - Belo Horizonte

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags