O samba aqui já esquentou

23-04-2012 20:09

Dudu Nobre traz todo o balanço do samba carioca em seu novo álbum

Gustavo Guilherme - JRM7

lucgustavo@gmail.com

 

 

Dudu Nobre completa doze anos de carreira e lança seu 8º álbum “O samba aqui já esquentou”. Quem acompanha a carreira de Dudu percebe o amadurecimento do artista neste último álbum. Sem deixar de lado sua maior marca, o partido alto, o disco traz uma bela homenagem a um dos maiores poetas da música popular brasileira, Cartola.

 

Dudu é, sem dúvida alguma, a continuação do samba que é feito no Cacique de Ramos (templo do samba carioca). Anita Nobre (mãe de Dudu) sempre produzia algumas rodas de samba em sua casa e por lá costumavam passar alguns dos grandes nomes do samba como João Nogueira, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e os integrantes do grupo Fundo de Quintal.

 

Não teve jeito, Dudu Nobre desde os sete anos já despertava uma grande paixão pela música e começava a se dedicar ao primeiro instrumento, o cavaquinho. O escritor e compositor Nei Lopes foi o responsável por convencer Anita Nobre a matricular o filho em uma escola de música. Após 12 anos de dedicação, Dudu já fazia parte da chamada banda moleque (banda de apoio do cantor Zeca Pagodinho).

 

O primeiro sucesso como compositor não demorou a chegar, “Vou botar teu nome na macumba”, parceria com o padrinho Zeca Pagodinho, chegou às rádios de todo o Brasil nos anos 90. Daí em diante surgia uma revelação do samba carioca, que sempre trouxe muito gingado e molejo em suas canções.

 

Esta breve citação da trajetória do cantor nos ajuda a entender o amadurecimento de uma artista que hoje tem a capacidade de produzir seu próprio álbum, contando com a parceria do maestro Rildo Hora.

 

“O samba aqui já esquentou” traz algumas regravações de clássicos do samba. Uma delas é a música coisa de amante, sucesso dos anos 90 na voz de Reinaldo (príncipe do pagode). A diferença entre a gravação de Dudu e Reinaldo está na originalidade do gênero. Na primeira gravação é possível perceber a utilização de teclados e alguns efeitos muito bem trabalhados em estúdio. Já o arranjo do maestro Rildo Hora e Dudu Nobre procura valorizar os instrumentos tradicionais do samba como o banjo, o violão 7 cordas e a flauta.

 

“O samba aqui já esquentou” é um dos melhores discos de samba produzidos nos últimos tempos, resgatando a originalidade do gênero e dando continuidade a formas de expressão muito bem cultuadas pelos sambistas bem como o partido alto e o samba canção.   

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST

 

CURIOSIDADES:

 

Pouco antes da gravação do álbum “O samba aqui já esquentou”, o cantor passou por um processo de separação com a modelo Adriana Bombom. Não acostumado com a imprensa querendo saber de sua vida pessoal, o cantor resolveu dar uma resposta aos fofoqueiros de plantão através da faixa “Quer saber da minha vida, vai na macumba.

 

FICHA TÉCNICA:

 

Artista: Dudu Nobre

Produção musical: Dudu Nobre e Rildo Hora

Gravadora: Universal Music

Título da obra: O samba aqui já esquentou

 

Faixas:

1- O samba aqui já esquentou

2- Que gostoso

3- Amor eu tenho pra te dar

4- Cem por cento

5- Pra que eu vou recordar o que chorei

6- É ela

7- Quer saber da minha vida, vai na macumba

8- Não demora pra abalar

9- Coisa de amante

10- Cordas de aço

11- Senhor, me proteja, por favor

 

 

SAIBA MAIS:

-Site oficial de Dudu Nobre

-Site do Cacique de Ramos

-Site oficial de Zeca Pagodinho

 

 

A galeria de fotos está vazia.

Procurar no site

Tags

Questionário

Qual destes 3 sambistas é o maior ídolo de Dudu Nobre?

Martinho da Vila (11)
32%

Jorge Aragão (10)
29%

Zeca Pagodinho (13)
38%

Total de votos: 34

Tópico: O samba aqui já esquentou

Data: 27-07-2012

De: Lucianagoncalvesjardim@hotmail.com

Assunto: Composição

Fiz uma composição e gostaria de saber se o cantor tem interesse em vê-la. Um abraço! Luciana