O potencial jornalístico do Pinterest

27-04-2012 20:56

 

Associação de pessoas ou entidades que trocam dados, informações, etc. sobre assuntos de interesse comum

Por Felipe Ferreira e Polyana Fernandes

 

De acordo com o dicionário Aurélio, rede social significa “associação de pessoas ou entidades que trocam dados, informações, etc. sobre assuntos de interesse comum”. Para a professora e doutora em em ciência social, Joana Ziller, diz que a gente chama de rede social , mas na verdade é um site baseado na idéia  de manutenção on line da rede social.

 

Ao meu saber hoje em dia não é possivel saber ao certo quantas redes existem, mas acho que muitos já ouviram falar ou até tanham Facebook, Twitter, Orkut, LinkedIn, Google+, Foursquare, Flickr, MSN, Friendster, MySpace, Last.FM, hi5 e outras.

 

Mesmo com tantas redes existentes surgem novas opções a todo o momento, é o caso do Pinterest.  É uma nova rede originária dos Estados Unidos que para entrar tem que pedir permissão, ou seja, é preciso ser convidado por algum usuário da rede social ou então pedir um convite pelo próprio site e aguardá-lo. Essa é mais uma nova rede social que com certeza vai vim com tudo esse ano, mesmo sendo pouco conhecida ja está fazendo sucesso.

 

Uma vez que houve muito alarde sobre o Pinterest, é natural que muitas pessoas tenham entrado por curiosidade, no embalo, mas não encontraram motivos para continuar usando.

 

Segundo uma pesquisa de audiência feita pela empresa Experian Hitwise, o Pinterest já é a terceira rede social mais acessada nos Estados Unidos. Só perde para o Facebook e também para o Twitter. Não há números oficiais sobre usuários brasileiros, mas a

impressão geral é de crescimento, uma vez que todos os dias surgem novos adeptos.

 

Esta rede que funciona como um quadro virtual de avisos permitindo o compartilhamento de imagens e links pelos usuários têm despertado grande interesse por profissionais de marketing, devido ao seu rápido crescimento de visitantes e por apresentar grande potencial como geradora de tráfego em sites de varejo.

 

Um dos pontos positivos é a facilidade com que você mexe na rede social enquanto está visitando um site qualquer. Basta colocar um botão na barra de ferramentas do seu navegador e quando encontrar algo legal. Clicar nele para publicar a imagem. Fazendo isso, uma lista de imagens de referência é criada com todos os respectivos links originais. Um prato cheio para quem trabalha diretamente com isso, como disigners, publicitários, diretores de arte, ou mesmo jornalistas.

 

Através de sua funcionalidade como uma nova ferramenta do marketing digital para divulgação de produtos. E devido ao seu apelo mais visual que permite destacar mais as imagens, o Pinterest se torna uma excelente opção para serem utilizados estrategicamente por empresas do segmento de moda, imóveis, cosméticos, móveis, decoração e demais segmentos que apresentem seus produtos de forma mais expositiva.

 

Os assuntos que mais fazem sucesso na rede são decoração, comida e inspirações para casamento. Mas também podem ver muita coisa interessante por lá, não só para os hobbies, mas para a vida profissional.  Como qualquer novidade na web e, principalmente por tratar-se de uma nova rede social, muitos comerciantes já prospectam o uso do Pinterest a fim de estratégias de mercado. Afinal, o objetivo da rede é conectar todos ao mundo através das “coisas” que acham interessantes.

 

O quadro virtual Pinterest ajuda jornalistas a encontrar histórias de tendência, mostrar seu trabalho e muito mais. A maneira mais clara de usar o site é promovendo o seu trabalho, como muitas organizações de notícias já fazem: Um exemplo disso são os sites Mashable usa quadros ou 'pinboards'para reunir dicas e truques, humor, tecnologia e dispositivos. O jornal USA Today tem quadros idéias de presentes tecnológicos e dicas do CES. A revista Time dedica um quadro a suas capas semanais.

 

SAIBA MAIS:

O que o Pinterest

Pinterest se torna a terceira rede social mais acessada dos EUA

 

LEIA TAMBÉM:

Googlediz que Pinterest é “fenômeno extraordinário”

 

 

 

Procurar no site

Tags