O paraíso escondido nas montanhas de Minas

07-05-2012 11:06

O parque nacional da Serra do Canastra protege um cénario de rara beleza. 

 

Por Tatianne Barcellos - JRM A

 

Minas Gerais é um estado famoso pela culinária e as cidades históricas, mas também é conhecida pelas belas paisagens naturais. No verão as pessoas procuram um lugar tranquilo para refrescar e relaxar. Como o estado não foi contemplado com o mar, o destino encontrado por muitos foram as cachoeiras

 

Minas possui dezenas de quedas d’ água que atraem cada vez mais turistas. Áreas arborizadas, tranquilidade, o contato com a natureza e águas cristalinas, são características dos lugares que cairam no gosto dos visitantes, que vão para Serra da Canastra. O local tem o formato de um báu, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo.

 

O parque nacional Serra da Canastra criado em 1972, para proteger as nascentes do rio São Francisco, que é considerado o rio da integração nacional, com seus 3.000 km de extensão, garante a sobrevivência de milhões de ribeirinhos brasileiros.  O parque está localizado a 325 km de Belo HorizonteO local é todo sinalizado pelo Ibama

 

O relevo acidentado proporciona quedas d’ águas com mais de 100 metros de altura. A Cachoeira principal é a Casca D’Anta, que possui várias piscinas naturais. O acesso é por uma trilha de 3 km, que corresponde a quatro horas de caminhada, ida e volta. Na região há um mirante de onde é possível avistar parte da queda principal.

 

A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. As atividades oferecidas são caminhadas, passeios de bicicletas e bóia-cross, uma volta de bóia pelas águas do rio São Francisco.

 

A nascente do rio São Francisco fica situada na parte alta do parque, aproximadamente 6 km da entrada. A nascente não está claramente definida, mas é formada por dois pequenos córregos que surgem no meio de um charco. O local é singelo e tem uma importância histórica e ambiental.

 

Na parte alta do parque encontra-se a Cachoeira dos Rolinhos, com cerca de 300 metros é a maior do Canastra. Durante a caminhada até a o lugar é possível apreciar as paisagens da vegetação e se tiver sorte, o visitante verá também alguns dos animais típicos da região: tamanduá-bandeira, lobo-guará e veado-campeiro.  

 

Um convite irresistível para as pessoas que gostam de aventura, natureza e cultura. São cachoeiras, serras, grutas e fazendas centenárias que fazem parte dos atrativos do circuito da Canastra, região de cerrado e predomínio da vida rural.

 

Acompanhe os pontos principais do Parque no mapa.

 


Visualizar Parque Nacional Serra da Canastra em um mapa maior

 

SAIBA MAIS:

- Site oficial da Serra da Canastra

- Site oficial do órgão responsável pelo parque

 

LEIA TAMBÉM:

- Veja uma matéria sobre a situação das estradas sentido o parque, no Jornal EM 

- Veja uma matéria sobre as espécieis do parque nacional, no G1 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: O paraíso escondido nas montanhas de Minas

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags

Tópico: O paraíso escondido nas montanhas de Minas

Data: 12-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Oi Tatianne,

Os vídeos do seu mapa estão errados. Tem que buscar o código de incorporação.

Cenário está com acento errado no bigode.

Lorena