
O novo destino da tropa
O que Tropa de Elite 2 ensina sobre a história da política
Michelle Lessa - JRM7B
Em Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro, passados 15 anos, o nosso famoso Capitão Nascimento (Wagner Moura) agora é Tenente-Coronel Nascimento e volta às telas para defender sua família, sua farda e seu país. Junto com ele, o antigo “aspira” Mathias (André Ramiro), que agora é Capitão Mathias, é submetido a um teste de coragem e paciência durante o filme. O policial corrupto Fábio (Milhem Cortaz) também volta ao cinema para comandar uma das milícias mais poderosas do Rio de Janeiro. Porém, o destaque vai para o novo personagem Fraga (Irandhir Santos), o defensor dos direitos humanos que sempre bate de frente com Nascimento.
O tão falado “inimigo agora é outro” mostra que o BOPE não quer mais derrotar a polícia corrupta, mas todo o sistema corrupto do Rio de Janeiro, agregando a política à luta. E é na política que se passa toda a história do filme. Após uma missão fracassada na penitenciária Bangu I, o agora comandante Nascimento é exonerado e assume o cargo de Subsecretário de Inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e, como ele diz, transforma o BOPE em uma “máquina de guerra” para combater a corrupção.
Mas não precisa assustar! Quem se incomodou com as cenas altamente violentas de Tropa de Elite poderá ficar mais tranquilo em relação ao segundo filme. Além de fazer parte do elenco um ativista defensor dos direitos humanos, que sempre enfrenta o seu batalhão, as várias cenas violentas foram substituídas por conteúdo e história. As narrações são mais detalhadas e as cenas agora instigam mais, e não mostram tudo abertamente.
Porém, Nascimento está divorciado, afastado do filho, que pensa que ele é um assassino e, para piorar, sua ex-mulher é casada com seu pior inimigo – o tal ativista Fraga (Irandhir Santos), que tenta a todo custo desmoralizar o BOPE e ele mesmo. Porém, entre erros e acertos, o heroi mais parrudo dos cinemas se divide entre salvar o país e salvar sua família.
Ouça a crítica em podcast
Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro
FICHA TÉCNICA:
Nome: Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro
Gênero: Ação
Duração: 115 min
Roteiro: Bráulio Mantovani
Direção: José Padilha
Produtora: Zazen Produções
País: Brasil
Ano: 2010
Estreia: 08/10/2010
Elenco: Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Maria Ribeiro, Sandro Rocha, Milhem Cortaz, Pedro Van Held, Tainá Müller, Seu Jorge, Fabricio Boliveira, Emílio Orciollo Neto, Jovem Cerebral, Bruno D’Elia.
CURIOSIDADES:
Frases marcantes de Tropa de Elite 2
SAIBA MAIS:
Indicado ao Festival de Berlim
LEIA MAIS:
Veja a crítica da revista Época
Veja a crítica do site Omelete
Veja a crítica do site Cinema com Rapadura
Tags:
Tags
Questionário
Você acha que crianças e adolescentes podem assistir a Tropa de Elite 2?
Sim, o filme é muito construtivo. (3)
Não, o filme é muito violento. (3)
Só os adolescentes devem assistir. (3)
Total de votos: 9