O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus

25-04-2011 20:09

Terry Guilliam confirma em seu mundo imaginário que “nada é permanente. Nem mesmo a morte.”

 

Por Marina Messias - JRN7 A2

 

 

O velho contador de histórias, Dr. Parnassus, tem o poder de inspirar a imaginação, levando as pessoas que tem coragem de atravessar seu espelho a mundos impressionantes. Ele guia uma companhia de teatro itinerante junto com sua filha Valentina (Lily Cole) e seus fiéis assistentes Percy (Verne Troyer) e Anton (Andrew Garfield), em uma realidade em que as pessoas já não acreditam em fantasia.

 

Tentado pelo poder da imortalidade, Dr. Parnassus aceita várias apostas com o diabo (Tom Waits), ganhando algumas e perdendo outras. Em pagamento pela longa vida e por seus encantadores poderes, Dr. Parnassus tem que entregar a filha, Valentina, ao demônio Nick quando ela completar 16 anos de idade. Parny (como Parnassus é chamado pelo próprio diabo) faz de tudo para adiar o pagamento da dívida, mentindo sobre a idade de Valentina. Porém, fazer pactos com o diabo e tentar enganá-lo não é um bom negócio.

 

Ameaçado, Parnassus vê em Tony (Heath Ledger) - um forasteiro encontrado pela trupe, à beira da morte - a chance de se livrar de seu tormento. Sem memória, o simpático desconhecido promete ajudar à companhia de teatro e salvar Valentina. Escondendo seu passado, Tony tenta criar uma nova vida com a companhia de teatro e descobre as maravilhas através do espelho de Dr. Parnassus. Entretanto, surpresas e reviravoltas recheiam a história.

 

A primeira das mudanças repentinas do filme aconteceu nos bastidores. A morte inesperada do ator Heath Ledger atrasou as gravações e fez com que o roteiro fosse adaptado. Para justificar a ausência do australiano, três atores foram convidados para interpretar as novas “faces” de Tony: Jhonny Deep, Jude Law e Colin Farrell. Em solidariedade à filha de Heath, a pequena Matilda, os atores doaram seus cachês para a garota, como uma forma de garantir-lhe um futuro econômico tranqüilo.

 

O filme é uma bela homenagem a Heath Ledger e merece ser assistido pela beleza dos cenários e possibilidade de conhecer um mundo imaginário com um toque do surrealismo característico dos filmes de Terry Gilliam. A obra mostra que, realmente, nada é permanente, principalmente em nossa imaginação.

 

CURIOSIDADES:

- Em homenagem a Heath Ledger, o diretor Terry Gilliam alterou os créditos ao final do filme de “Um filme de Terry Gilliam” para “Um filme dos amigos de Heath Legder”.

 

- Com um orçamento de 30 milhões de dólares, o filme arrecadou, no mundo inteiro, mais de 61 milhões de dólares, segundo o Box Oficce Mojo.

 

- “O mundo imaginário de Dr. Parnassus” foi o reencontro de vários atores com o diretor Terry Gilliam. Heath Legder havia trabalhado com Gilliam em “Irmãos Grimm”, Johnny Deep atuou em “Medo e Delírio” e Christopher Plummer foi dirigido por Gilliam em “Os 12 macacos”.

 

- “O mundo imaginário de Dr. Parnassus” foi indicado a duas categorias do Oscar: Melhor direção de Arte e Melhor figurino, mas não venceu.

 

OUÇA A CRÍTICA DO FILME ABAIXO:

  

 

O mundo imaginário de Dr. Parnassus 

 

FICHA TÉCNICA:

Título original: The Imaginarium of Doctor Parnassus

Gênero: Aventura/Fantasia

Distribuidora: Sony Pictures Classics

Direção: Terry Gilliam

Atores: Heath Ledger, Christopher Plummer, Johnny Deep, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole, Verne Troyer, Andrew Garfield

Roteiro: Charles McKeown e Terry Gilliam

Produção: Amy Gilliam, Samuel Hadida, Terry Gilliam e William Vince

Música: Jeff Danna e Mychael Danna

Fotografia: Nicola Pecorini

Direção de arte: Dan Hermansen e Denis Schnegg

Figurino: Monique Prudhomme

 

SAIBA MAIS:

Site Oficial do Filme

Site brasileiro sobre o Filme

Twitter em português do Filme

 

VEJA TAMBÉM:

Crítica de Luiz Henrique Boaventura no site Cineplayers

Crítica de Angélica Brito para o Cineclik

Crítica de Marcelo Forlani no site Omelete

Tópico: O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus

Data: 15-05-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Ótima edição e texto, Marina. Mas que pressa é essa no podcast? Quase nem dá para entender o que vc diz de tanta correria.

Se você topar regravar, vamos publicar no Impressão Online.

Lorena