O medo americano

14-04-2011 07:43

Produção excessiva de filmes sobre terrorismo indica os temores dos americanos

Por Samantha Magalhães

 

Depois dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001, em que homens ligados a Al-Qaeda sequestraram 4 aviões e depois os jogaram em pontos estratégicos dos Estados Unidos, Hollywood tem ‘borbulhado’ de filmes sobre o assunto. Diretores e roteiristas têm recorrido ao tema para construírem longas-metragens e até documentários. Os vilões do cinema deixaram de ser os bandidos do Velho Oeste, nazistas ou comunistas, agora são os terroristas. O documentário Fahrenheit 9/11 (2004) e os filmes Munique (2005), Paradise Now (2005), Vôo United 93 (2006), O Suspeito (2007) e Guerra ao Terror (2009) são alguns exemplos.

 

Uma das novas versões do terrorismo é o filme Ameaça Terrorista (Unthinkable) lançado em 2010 e dirigido por Gregor Jordan. O filme é de ação, obedecendo vários critérios deste gênero tais como, luta e perseguição, mesclado com drama e suspense. Porém, o fato de ‘Ameaça Terrorista’ preencher todos os seus requisitos não faz dele um bom filme, muito pelo contrário, acaba caindo nos clichês.

 

O filme retrata a apreensão dos americanos frente a um ataque terrorista. Younger (Michael Sheen), um americano que se converteu ao islamismo colocou várias bombas ao longo do vasto território dos Estados Unidos. Para encontrar essas bombas, dois agentes são convocados para ajudar no caso: o investigador H (Samuel L. Jackson) da CIA e a agente Helen (Carrie-Anne Moss) do FBI. Helen e H usam métodos de interrogação de formas distintas. Helen acredita que consegue obter respostas através do questionamento constante, enquanto H usa técnicas mais agressivas. Isso gera um conflito entre os dois personagens principais e é este conflito que salva o filme de ser classificado como péssimo, pois neste momento o longa-metragem consegue sair dos clichês dos actions movies e entra para um campo da discussão ética.

 

Ao ser preso, Younger sabia que passaria por uma sessão de tortura. O que fazer quando o inimigo está preparado psicologicamente para tudo? Qual o limite para as torturas? O quê fazer quando a vida de uma nação depende da transgressão da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

 

OUÇA O PODCAST:

Audio Recording on Thursday morning by Samjournal

 

 

FICHA TÉCNICA:

Título original: Unthinkable

Título Português: Ameaça Terrorista

Diretor: Gregor Jordan

Elenco: Samuel L. Jackson, Martin Donovan, Carrie-Anne Moss, Michael Sheen

País: Estados Unidos

Ano: 2010

Duração: 97 minutos

Classificação: 18 anos

 

SAIBA MAIS:

Saiba mais no Interfilmes

Leia a sinopse no Imagem Filmes  

 

LEIA TAMBÉM:

Crítica no blog LUMI7

Crítica no blog Mitchell Neis

Crítica no Busk.com

 

 

 

Tópico: O medo americano

Data: 13-06-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Oi Samantha,

O áudio não ficou legal. Uma pena.

No mais, está ok.

Bjs

Lorena

Procurar no site

Tags

Questionário

Você acredita que com a crise no mundo Árabe, os Estados Unidos estão mais propícios a novos ataques terroristas?

Sim, os Estados Unidos sempre correrá este tipo de risco (5)
28%

Sim, nenhum país está imune a ataques terroristas. (4)
22%

Não, pois todo mundo adora os norte-americanos. (5)
28%

Não, pois acredito no Governo Obama. (4)
22%

Total de votos: 18

Crie o seu site grátis Webnode