O Luxo e o Drama do Sangue

19-04-2012 21:40

O filme Poderoso Chefão Parte II traz uma trama que deixa os espectadores vidrados com uma história de superação, organização e amor a família com um tempero especial: O crime organizado.

 

Alexandre Dias

 

 

O filme O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather part II, 1974), vencedor de 11 categorias do Oscar de 1975, conta duas histórias paralelas. Uma do estabelecimento do protagonista Michael (Al Pacino) como grande chefe da família Corleone  e da máfia americana no início do século XX. A outra narrativa conta a história de Vito Corleone (Marlon Brando) protagonista do primeiro filme da trilogia e antecessor de Michael no sistema da máfia, e como ele saiu da pobreza dos guetos de Nova York para construir um império dentro da cidade americana.

 

Francis Copola, diretor da obra, não só descreve detalhadamente a entrada, estabelecimento e ascensão criminosa das famílias italianas da época no território dos Estados Unidos, mas também retrata um conflito psicológico de Michael que se vê obrigado a assumir os negócios da família. Porém junto com essa liderança e poder vem o desafio de administrar o dinheiro, criar os filhos longe da influência do crime e se manter longe das acusações da lei. ichael também descobre que sua ambição acabou com seu casamento com Kay (Diane Keaton) e até mesmo seu irmão Fredo (John Cazale) o traiu. Escapando de uma acusação federal, Michael concentra sua atenção para lidar com os seus inimigos. Com esse turbilhão de emoções o personagem encarnado por Al Pacino depara-se com uma encruzilhada em manter vivas as tradições da família, deixadas por Vito, ou adaptar-se ao mundo contemporâneo, e tocar os negócios e a família segundo suas próprias concepções.

 

A segunda parte da trilogia, por retratar a história de dois chefões do crime organizado, convida o espectador a comparar a personalidade de pai e filho, os métodos para chegar e se estabelecer ao poder e até o comportamento com os familiares.

 

Com menos ação do que a primeira parte da trilogia, Poderoso Chefão parte II, toca a audiência mais pelo apelo emocional, com cenas melancólicas e cenários rústicos e uma gama de atores fantásticos, envolve o espectador nos problemas da família, o que torna a trama envolvente e emocionante.

 

OUÇA CRÍTICAS EM PODCAST

 

Curiosidades

 

Além de vencedor de 11 estatuetas do Oscar de 1975, o filme se tornou para muitos uma filosofia de vida para muitos. No canal Youtube, um vídeo chamado “Os 7 ensinamentos da família Corleone" tem mais de 80.000 visualizações.

 

SAIBA MAIS

No dia 24 de abril a trilogia comemora 40 anos. O portal R7 testa os conhecimentos dos fãs da trilogia:

o site especializado em cinema Hoje no Cinema traz curiosidades dos bastidores da filmagem:

No site IMDb você tem todos os dados e história do filme:

 

LEIA TAMBÉM

 

Críticas da obra no site cineplayers.com , adorocinema.com e cinemaemdebate.com

 

  

 

 

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: O Luxo e o Drama do Sangue

Data: 01-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Texto e podcasts ficaram bons, Alexandre. Mas faltou conferir a publicação. Parágrafos muito longos dificultam a leitura na tela.

Não entendi o quadro abaixo do vídeo do trailer. Faltou marcar as palavras/frases principais do texto para facilitar a leitura.

Lorena

Procurar no site

Tags

Questionário

Para você que assitiu a trilogia toda, a parte II é o melhor filme? O que faz dele o melhor?

Sim. o fato de copntar a história de Vito Corleone, patriarca da família. (5)
50%

Não. o filme se prende muito no passado e não da seguimento na história (5)
50%

Total de votos: 10