O Filho Eterno

19-04-2012 21:58

A narrativa de um pai que luta para aceitar o seu filho...

 

Por Lucélia Cristina - JRN7

luceliacristinas@yahoo.com.br

 

O romance brasileiro de Cristovão Tezza narra a história sobre o nascimento de seu filho primogênito, a obra titulada como O Filho Eterno é uma autobiografia.

A  narrativa traz a história do pai que aguarda com expectativa a chegada de seu primeiro filho. Na narrativa os diálogos apresentam riqueza que exprimem a experiência conflitante do personagem, autor e pai.

 

A obra gira em torno da problemática relação entre pai e filho, que gira em torno de uma luta constante por não querer aceitar a paternidade de um filho como ele mesmo o descreve, um “mongoloide”. Ela nosconta dos confrontos, conflitos e da vergonha absurda do pai que luta contra a realidade de um erro genético.

O nascimento de Felipe despertou uma corrente de emoções na vida de seu pai que teve que  enfrentar os preconceitos sociais e inclusive pessoais.

 

A história é constantemente interrompida com publicações de outros romances de Tezza, que revela um escritor frustrado por ainda não ter sido bem sucedido no que parece ser seu grande desejo, ser um escritor de sucesso.

“Ninguém está preparado para um primeiro filho,ele tenta pensar,defensivo,ainda mais um filho assim...”p.27 esta confissão justifica o caos pessoal vivido pelo pai. Caos este que conduz a obra em torno de dois personagens, o pai e o filho, expondo ainda mais a realidade dramatica vivida por Tezza, onde nem mesmo a mãe tem presença relevante na história.

Na esperança de que o gene da criança fosse normal, a busca de outra verdade quanto a saúde de Felipe faz com que o pai busque conhecimento quanto as características e comportamento de portadores de trissomia do cromossomos 21.

 

Toda construção repugnante do pai que tinha o filho como “uma coisa horrível” e até mesmo o pensamento de que “ não preciso de um filho assim” foi desconstruída com o desaparecimento de Felipe que foi comparado com um abismo .

O jogo de futebol vem como uma ferramenta que permite ao pai vislumbrar as qualidades de seu filho, promovendo momentos de diálogos e carinho,revelando a superação de um pai ressentido e frustrado.

 

Vencedor de vários prêmios,como prêmio Jabuti Melhor romance e Prêmio Bravo Melhor livro do ano “ O Filho Eterno” compartilha a história do autor que narra sua própria história de vitória principalmente sobre si mesmo quanto aos desafios da vida cotidiana, certo que seu amo filho Felipe,sempre será seu filho eterno.

 

FICHA TÉCNICA:

 

Autor: Cristovão Tezza

Gênero: Romance Brasileiro

N° de páginas: 224

Editora: Record

ISBN: 8501077887

Formato:14X21

 

SAIBA MAIS:

Editora Record:

Cristovão Tezza:

Entrevista Cristovão Tezza:

 

LEIA TAMBÉM:

G1:

Veja:

O Globo:

 

 

 

Procurar no site

Tags

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: O Filho Eterno

Não foram encontrados comentários.