
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Com cinco indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original e uma indicação ao Globo de Ouro.
Patrícia Medeiros Coelho - (7.º período Jornalismo Uni-bh - patymedeiroscoelho@bol.com.br)
O filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabulex D’Amélie Poulain, 2001) é uma comédia romântica que tem direção de Jean Pierre Jeunet. O Fabuloso, como é chamado por muitos críticos, conta a história de uma garota excluída do mundo convencional. O pai e a mãe eram muitos presentes e muito menos amorosos com ela. A mãe era muito severa e o pai era um médico desatento. A menina “idealizou” um problema de coração, que a impossibilitava de freqüentar a escola, como faziam as outras crianças da mesma idade. Dessa forma, ela não podia ir ao colégio e aprendia em casa as lições com a própria mãe, ficando em um ambiente isolado e particular que era só dela. Como toda criança, a menina “viajava” em meio a pensamentos fantasiosos e sonhadores. E a partir desse universo, a trama se dá com toques de infantilidade, amor e sonhos.
O ponto chave da trama se dá quando a menina cresce e se torna uma bela mulher, no entanto, um pouco “piegas”. A partir daí surpresas acontecem, por exemplo, quando em seu quarto Amélie descobre uma caixinha que fora guardada por um antigo morador. Ao encontrar a caixa, ela fica maravilhada e imagina quem poderia ter esquecido aquele pequeno tesouro ali. Na caixinha de alumínio, figurinhas, fotografias, um carrinho de corrida e outros “brinquedinhos” indicavam que o objeto pertencia a um jovem / menino.
A saga para encontrar o dono muda o destino dela, e então, uma bela história é iniciada. A cada nova cena o espectador pode esperar uma nova história. Afinal, a cada nova aparição o narrador em off apresenta o personagem, com uma riqueza imensa de detalhes, como quando diz que a mãe de Amélie não gosta de dedos enrugados depois de um banho quente, mas gosta de limpar o chão com a sola das pantufas. O narrador também descreve a própria protagonista, “Amélie adora enterrar a mão em sacos de grão”.
Um dos elementos a serem destacados e observados são as cores quentes, o filme mostra em muitos momentos a função estética que as cores podem expressas. Em o “fabuloso”, o vermelho ressalta sentimentos e marca períodos e mudanças da protagonista.
Ouça a crítica
LOC PATRICIA CINEMA 251010 by Lorena Tárcia
Curiosidades
- O filme pode ser encontrado a 12 reias em lojas de departamento
- O fabuloso, como é conhecido na França, teve 5 indicações ao Oscar em 2002.
- O Fabulos destino de Amélie Poulain é consideradi um conte de fadas francês.
Ficha técnica:
- título original:Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
- gênero:Comédia
- duração:02 hs 00 min
- ano de lançamento:2001
- site oficial:https://www.amelie-themovie.com/
- estúdio:Le Studio Canal+ / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen / France 3 Cinéma / La Sofica Sofinergie 5 / MMC Independent GmbH / Tapioca Films / Victoires Pictures
- distribuidora:Miramax Films
- direção: Jean-Pierre Jeunet
- roteiro:Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
- produção:Jean-Marc Deschamps
- música:Yann Tiersen
- fotografia:Bruno Delbonnel
- direção de arte:Volker Schäfer
- figurino:Madeline Fontaine e Emma Lebail
- edição:Hervé Schneid
- efeitos especiais:Duboi
Saiba mais
Leia Também
Tags:
Tags
Questionário
Qual cena você mais gostou do filme?
Quando Amélie encontra a caixinha com objetos infantis e começa a saga pelo dono. (7)
Total de votos: 25