
O Escritor Fantasma
Um drama para fazer o espectador viver as angústias junto com o personagem principal. Uma mistura de ironia com humor tipicamente britânico que reserva fortes emoções.
Thaís Fernanda de Oliveira (7º período - Jornalismo - UNI-BH)
O filme O Escritor Fantasma é um longa-metragem dirigido por Roman Polanski. O elenco conta com feras como Ewan McGregor, que participou do famoso best-seller Anjos e Demônios; Pierce Brosnan, do filme 007; Olivia Williams, do O Sexto Sentido; James Belushi, do As duas faces da lei, e Kim Cattral, do Sex on the city - O filme.
Inspirado no romance de Robert Harris, o filme conta a história do personagem de Ewan McGregor, que é contratado para ser o “escritor fantasma” de um ex-ministro britânico, vivido pelo ator Pierce Brosnan.
Um escritor fantasma tem o papel de produzir um livro e deixar com que outra pessoa assuma sua autoria. E era isso que pretendia o ex-ministro, Adam Lang. Que o rapaz escrevesse as memórias dele da maneira mais secreta possível.
O personagem de Ewan McGregor é chamado para exercer esse papel depois que o “escritor fantasma”, que antecedeu a ele, foi encontrado morto. A partir daí, depois que assumiu o papel do novo ghost writer, o jovem começa a descobrir segredos reveladores e perigosos sobre a vida do ex-ministro e estuda a melhor maneira de revelá-lo. Uma situação que o deixou entre a vida e a morte.
O papel do ex-ministro Adam Lang, representado por Pierce Brosnan, faz alusão ao real ex-ministro britânico Tony Blair, que envolveu seu país na invasão do Iraque. Uma guerra causada por interesses econômicos inconfessáveis e vários casos de corrupção. E, no filme, o diretor Polanski faz questão de mostrar como funcionavam esses interesses políticos e corporativos, causando inquietações e certa indignação naqueles que assistem.
Ouça a crítica em podcast
FICHA TÉCNICA
Diretor: Roman Polanski
Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Eli Wallach, Kim Cattrall, Olivia Williams, Tom Wilkinson, James Belushi, Timothy Hutton, Jon Bernthal, Robert Pugh, Daphne Alexander, Jaymes Butler.
Produção: Robert Benmussa
Roteiro: Robert Harris, Roman Polanski
Fotografia: Pawel Edelman
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 128 min.
Ano: 2010
País: EUA/ Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: France 2 Cinéma / RP Films / Elfte Babelsberg Film
Classificação: 12 anos
PRÊMIOS
- Melhor Direção para Roman Polanski no Festival de Berlim em 2010
- Vencedor nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor pelo New York Film Critics Circle, pela Los Angeles Film Critics Association e pela The Boston Society of Film Critics.
SAIBA MAIS
- Crítica: O escritor Fantasma no Omelete
- Crítica: O Escritor Fantasma no Cine POP
- Crítica e detalhes de O Escritor Fantasma no Cinema em Cena
LEIA MAIS
- Escritor Fantasma na Veja São Paulo
- Artigo Leo Cunha: O Escritor Fantasma no Filmes Polvo
- O Escritor Fantasma no Estadão
Tags:
Tags
Questionário
Ó título do filme é atrativo? Assistiria o filme só por ler o nome?
Não (7)
Sim (8)
Talvez (7)
De jeito nenhum (10)
Total de votos: 32
Questionário
Se você estivesse no lugar do escritor fantasma, como agiria?
Eu ficaria quieto apenas realizando o trabalho que me contrataram para fazer. (7)
Eu agiria da mesma forma, pois concordo com o que ele fez. (8)
Eu agiria diferente, mas também a favor do bem. (11)
Eu esconderia tudo que descobri e ajudaria o político. (8)
Total de votos: 34