
O Efeito Facebook para jornalistas
Por Arlene Almeida e Jane Fernandes
O facebook é hoje uma das maiores redes sociais que conquistou a população mundial. Através dele as pessoas se comunicam em tempo real, contam histórias, desabafam e registram os melhores momentos de suas vidas. O facebook se transformou em um verdadeiro livro de registros pessoais.
Para os jornalistas, o facebook pode ser uma ótima fonte de informação. Os profissionais do jornalismo podem se interagir sem precisar de se expor como todos os usuários do facebook normal. A página jornalistas no facebook oferece ao profissional do jornalismo recursos de como publicar uma notícia, fazer análise de audiência e pesquisa entre os leitores.
O projeto teve início em 2010 e segundo informações da rede o número de jornalistas que aderiram ao projeto teve aumento de até 300%. O interessante é que os profissionais da comunicação podem ter a mesma acessibilidade que todos.Atualmente o Facebook tem um grande efeito de rede, pois cada vez mais as pessoas se interagem para uma comunicação mais rápida, e também é uma ferramenta muito sofistica da modernidade. Na verdade ele torna cada vez mais curto o espaço entre as pessoas trazendo uma grande proximidade nas relações envolvendo a rede social como meio de comunicação.
De acordo com o autor Kirk Patrick em seu livro, “O Efeito Facebook”, foi de construir um mundo mais interativo, onde as pessoas conseguem propagar mensagens políticas, culturais e científicas. As manifestações políticas como vêm ocorrendo no mundo árabe, vem fazendo o despencar de ditaduras religiosas, a exemplo da Primavera Árabe.
O Facebook tornou realmente o mundo uma "aldeia global". O conceito de "aldeia global", criado pelo filósofo e educador canadense Marshall McLuhan [1], quer dizer que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia
Essa profunda interligação entre todas as regiões do globo originaria uma poderosa teia de dependências mútuas e, desse modo, promoveria a solidariedade e a luta pelos mesmos ideais, ao nível, por exemplo, da ecologia e da economia, em prol do desenvolvimento sustentável da Terra, superfície e habitat desta "aldeia global. bem como por democracias verdadeiramente em prol do povo.
O facebook está presente para que todos possam fazer uso. Cabe a cada pessoa utilizá-lo de maneira consciente e saudável. A comunicação na rede social deve ser inteligente e honesta.