O duelo entre Velocidade e Credibilidade
Como alcançar o equilíbrio do jornalismo nas redes sociais
Por Bruna Ávila, Dayane Lima, Hévila Oliveira, Priscila Mendes
Com um cenário de convergência dos meios de comunicação e surgimento das redes sociais, o jornalismo vem passando por várias transformações. O desafio é se adequar a uma realidade em que há uma gama de informações disponíveis a um público cada vez mais exigente.
Como garantir a qualidade e a credibilidade da informação que será veiculada? As possibilidades abertas ao jornalismo na Internet colocam em pauta a necessidade de se construir um novo modelo de produzir notícia.
Na tentativa de conquistar a confiança do público, a credibilidade deve ser priorizada no âmbito jornalístico. As informações precisam ser bem apuradas para gerar notícias factuais, consistentes e objetivas.
O aumento da concorrência e a busca pelo imediatismo torna o jornalista cada vez mais preocupado com a velocidade da informação que chegará ao público. Contudo, diante da pressa, nem sempre há comprometimento com a veracidade e checagem minuciosa dos fatos. Um exemplo disso é a divergência de dados na mesma notícia, em diferentes veículos.
O jornalista e o público estabelecem uma relação mútua, em que cada um exerce papel fundamental enquanto fonte. Baseando-se nos princípios da ética que regem o jornalismo, é preciso um cuidado especial ao selecionar usuários e/ou serviços que serão cadastrados para obtenção de informações. Nem sempre o que se disponibiliza na rede é visto como "seguro" e, desta forma, aceito.
Uma pesquisa feita pela Globescan, em 2006, sob encomenda da BBC, Reuters e Media Center Poll apontou que, entre as populações urbanas brasileiras, 56% têm a televisão como principal fonte de informações; 19%, os jornais; rádio e Internet empatam em 10%.
Tais resultados indicam que o aumento na quantidade de internautas no país não se traduz na elevação da credibilidade que os sites têm aos olhos dos visitantes.
Portanto, é importante observar que sem os tradicionais valores jornalísticos (busca pela objetividade, apresentação de versões de todos os lados envolvidos na história, fontes confiáveis), o retrato da realidade pode ficar comprometido.
Saiba Mais:
- Credibilidade nas redes sociais? ( Blog do Gipo)
- Confiabilidade, credibilidade e reputação no jornalismo e na blogsfera ( Artigo Intercom)
Leia Também:
- Discussão sobre credibilidade das redes sociais é destaque ( Áudio CBN)
- Consequências de um jornalismo sem apuração: "Morte de Amim Khader" (Blog do Cauê)
- Um novo papel para o jornalismo ( Coluna Planeta Osasco)
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Tópico: O duelo entre Velocidade e Credibilidade
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