O Discurso do Rei - Entre o trono e o microfone

02-07-2012 16:40

Em busca da cura de sua gagueira o Duque de York conhece um excêntrico terapeuta da voz que muda a história do futuro Rei da Inglaterra

 

Por Vanessa Seixas - JRN7

vanessa_cseixas@hotmail.com

 

 

 

O que imaginar de um filme com o nome O Discurso do Rei que apresenta a história de um rei gago? Algo muito classista? Uma fotografia pesada e nostálgica? Se engana quem pensa que essas são características da trama de Tom Hooper.
 
O Discurso do Rei é um  drama emocionante, que narra a subida ao trono do Príncipe Albert, ou  Duque de York, segundo filho do Rei Jorge V, e futuro rei da Inglaterra. Albert, vivido por Colin Firth,  é gago, um problema bem complicado para quem quer ser rei, principalmente, se levarmos em consideração o período em que ele governou: início da 2ª Guerra Mundial.
 
George é um reprimido e sua gagueira pode ter sido a resposta do seu inconsciente aos constantes traumas que ele passou quando ainda garoto com uma babá, que prefiria o irmão e o beliscava provocando o seu choro e a repressão dos pais, a extrema severidade do pai e até as chacotas por ser canhoto
 
Cansado de fazer tratamentos bizarros ele desiste de procurar médicos para ajudar a resolver seu problema. É a partir daí, que a maravilhosa atriz Helena Bonham Carter entra de vez na trama dando vida a Elizabeth, esposa do Duque de York. É ela quem procura por Lionel Logue, vivido pelo também brilhante Geoffrey Rush.
 
Lionel Logue também é adepto de alguns métodos bizarros, mas diferente dos outros profissionais que o duque havia procurado consegue quebrar a supremacia de estar tratando um membro da monarquia. O grande diferencial de Logue é que ele trata o futuro rei inglês como uma pessoa normal. No início essa atitude irrita o Príncipe Albert , mas depois conquista sua confiança. 
 
O primeiro na linha de sucessão ao trono era seu irmão David, Príncipe de Gales, que depois da morte do Rei George V assumiu o trono como Rei Eduardo VIII. Mas sua subida ao trono durou pouco tempo, seu envolvimento com a americana Wallis Simpsom, que já era divorciada duas vezes e estava indo para o terceiro casamento com David, provocou uma crise constitucional, na monarquia inglesa, e o Príncipe Albert assumiu o trono como Rei George VI.
 
Em resumo,  o Discurso do Rei é um drama que veio para se tornar um clássico do cinema moderno, sem ser classista. Não é à toa que o filme ganhou, em 2011, os Oscars de direção, melhor filme, ator (Colin Firth) e  roteiro original.
 
 
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST
 

 

 
CURIOSIDADES
 
- David Seidler roteirista do filme stambém era gago quando criança.
- Quando criança Seidler escutou o famoso discurso de guerra do Rei George VI.
- Mais tarde escreveu uma carta para a Rainha pedindo autorização para contar a história nos cinemas.
- A rainha autorizou desde que o filme só fosse rodado após a sua morte.
- A justificativa da rainha era de que a história ainda muito dolorosa para ela.
- O roteiro do filme chegou até Geoffrey Rush (Lionel Logue) pelos correios.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
O Discurso do Rei (The King’s Speech)
Diretor: Tom Hooper
Roteiro: David Seidler
Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce
Duração: 118 minutos
Ano: 2010
País: Reino Unido, Austrália, EUA
Gênero: Drama | Histórico
 
SAIBA MAIS
 
 
LEIA TAMBÉM
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Procurar no site

Tags

Questionário

Qual o seu personagem preferido em O Discurso do Rei ?

Lionel Logue (12)
35%

Elizabeth (10)
29%

Rei George VI (12)
35%

Total de votos: 34

A galeria de fotos está vazia.