O Chão de Lenine

23-04-2012 09:39

Cantor pernambucano apostou em um CD direto e com músicas totalmente inéditas

 

Por Débora Arcuri
arcuri.debora@gmail.com

 

Entrevista Parte 2:

 

Diferente de tudo que Lenine já produziu, Chão é um disco repleto de sons do cotidiano, sem overdubs (trechos incluídos depois da gravação original) e com ruídos de edição. O cantor conta que, na hora de ouvir uma das faixas, houve o vazamento do canto de um passarinho. “Na hora que ouvimos, descobrimos que o canto estava no tom da música, e que o canário procurava o tom e mudava o gorjeio na hora certa do andamento da canção. Ficamos impactados com isso e decidimos pegar o microfone e gravar o canto do pássaro.”

 

Nas canções espalhadas pelo disco são encontrados sons de batimentos de um coração, motosserra e até o barulho de uma chaleira. Assim como a espontaneidade de sons do cotidiano, Lenine leva as composições par um lado que nem sempre é óbvio. Enxuto, o CD foi criado para ser ouvido direto e sem interrupções. “As canções são interligadas, como uma suíte. As músicas são complementares. Não escrevi um livro de contos, escrevi um romance”, diz o músico. Com dez canções inéditas, Chão pode ser ouvido em apenas 28 minutos.

 

Chão traz um novo caminho sonoro que o músico desejou percorrer. “Eu já sabia que não queria bateria, o que foi um elemento fundamental no processo de criação. Com isso, eu teria que encontrar soluções para suprir uma possível carência rítmica que um projeto como esse poderia ter”, diz o cantor. Com isso, as faixas ganharam o destaque do violão de Lenine e a criação de sons alternativos.

O cantor considera Chão o álbum mais intimista de toda sua carreira. Por isso, Lenine preferiu usar na capa uma foto de família que traz o neto, Tom, dormindo deitado em cima dele. Outra razão para este conceito foi a parceria entre seu filho do meio, Bruno Giorgi e seu amigo Junior Tostou para a produção e mixagem do CD.

 

Lenine também apresenta o conceito de Chão. Para ele,chão é tudo aquilo que sustenta, como o núcleo da família.  “Sou apaixonado por esse monossílabo nasal. Chão  já tem a onomatopéia do andar e a língua brasileira deu uma conotação diferente a esses sons nasais. Em lugar nenhum do mundo você vai ouvir alguém dizer “ão” do jeito que a gente fala. Então, a primeira paixão foi vernacular, foi pela palavra”, conta Lenine.

 

Para lançar Chão, o cantor preferiu apostar em um show diferente com inovações  tecnológicas que vão se misturar em canções novas e algumas pérolas de seu repertório. A nova turnê que já começou, sempre acontecerá em locais fechados. O motivo é para que os ouvintes possam apreciar o resultado com cuidado e atenção aos detalhes de cada efeito sonoro.

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST

 

CURIOSIDADES
- Chão é um CD enxuto que pode ser ouvido em 28 minutos;

- O CD é cheio de ruídos sonoros e sem overdubs;

- Lenine aposta em uma nova proposta para shows: locais fechados para ouvir melhor os sons do cotidiano.

 

 

MÚSICAS
01 Chão
02 Se não for amor, eu cegue
03 Amor é pra quem ama
04 Seres estranhos
05 Uma canção e só
06 Envergo mas não quebro
07 Malvadeza
08 Tudo que me falta, nada que me sobra
09 De onde vem a canção
10 Isso é só o começo


FICHA TÉCNICA

Banda: Lenine
Álbum: Chão
Ano: 2011
Gênero: MPB
Qualidade: 320Kbps

 

SAIBA MAIS

Site oficial

  Ouça Chão  

Página no Youtube

Facebook oficial do cantor

Twitter oficial do cantor

 

LEIA TAMBÉM
Saiba mais sobre o cantor
Veja a crítica da Revista Rolling Stone

Veja a crítica da Revista Piauí


 

 

 


 

Procurar no site

Tags

Questionário

O que você achou da nova proposta sonora de Lenine em Chão?

Interessante (10)
30%

Não gostei (12)
36%

Prefiro os outros cds (11)
33%

Total de votos: 33

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: O Chão de Lenine

Data: 28-04-2012

De: Zuza Zapata

Assunto: Lenine

Muito bom o post. Gostei bastante.
Lenine é uma grande influência para meu trabalho.

abraços.
www.zuzazapata.com.br