O Céu Sobre os Ombros: uma história que carrega o peso de ser leve

19-04-2012 22:52

 Camila França - JRN7 B

 

 

Entre a realidade e a ficção, O Céu Sobre os Ombros apresenta alguns dias na vida de três personagens. Pessoas que vivem no cotidiano e que nem sempre são percebidas. O filme produzido pelo coletivo Teia apresenta esses invisíveis por meio de uma narrativa urbana e poética.

 

Everlyn é uma transexual formada em psicologia e vive como prostituta e professora de sexologia. Murari é líder da torcida organizada do Atlético Mineiro e um devoto da religião Hare Krishna. Lwei é africano descendente de portugueses e escreve livros que não consegue concluir.

 

Os personagens não se encontram e os diálogos quase não acontecem. O silêncio predominante mostra a maneira como os protagonistas encontraram para se expressar: a escrita.

 

Evelyn elabora suas aulas com base em Freud e na essência das palavras. Encontra na psicanálise e no latim uma forma de fazer com que os alunos compreendam o conteúdo e uma maneira de se compreender.

 

Murari, aparentemente sem qualquer relação com a escrita mostra sua expressão em palavras que deixa pelos muros da cidade. À noite e andando de skate pelas ruas, o personagem pixa paredes para, supostamente, deixar uma mensagem de amor.

 

Os textos para Lwei são uma maneira de se livrar e de criar novos conflitos. Escrevendo ele encontra um refugio para as durezas do dia a dia e também o drama de não chegar a completar um livro.

 

A expressão e a falta dela estão presentes em toda a narrativa com cenas fortes e cercadas de sutilezas. O drama de Lwei é mostrado por outra perspectiva. No encontro com o filho é possível perceber a desilusão pela falta de articulação do filho. Nesse momento, fica evidente como os dois não conseguem se expressar. O filho pela deficiência que o impede de falar e ele por não conseguir escrever um livro.

 

Cada personagem tem sua própria história e traçam caminhos diferentes. O que eles têm em comum? A busca pelo seu espaço na sociedade e principalmente o desejo de pertencer a algum lugar.

 

A fragilidade humana é exposta por esses personagens comuns e ao mesmo tempo diferentes. O que o difere das outras produções brasileiras é a suavidade da maneira como foi contada a história. O filme de Sérgio Borges foge do eixo central, no entanto, permite vivenciar os problemas vividos pelas pessoas em uma cidade.

 

O Céu Sobre os Ombros é o primeiro longa metragem do diretor mineiro Sérgio Borges e já recebeu importantes prêmios como o de melhor filme, direção, montagem, roteiro e prêmio especial do júri (elenco) de 2010 no 43º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. Além da premiação nacional em Brasília e na Bahia com o prêmio especial do júri no 7º Panorama Internacional de Cinema da Bahia, a narrativa foi premiada no 29º Festival Internacional de Cinema do Uruguay como o melhor filme documentário de 2011.

 

 

FICHA TÉCNICA

O Céu Sobre os Ombros
71min | 35mm | cor | 2010
Direção: Sérgio Borges
Elenco: Everlyn Barbin, Edjucu Moio, Murari Krishna e Grace Passô
Produzido por: Helvécio Marins Jr., Sérgio Borges , Luana Melgaço e Felipe Duarte
Produtora Associada: Primo Filmes
Produção Executiva: Luana Melgaço
Direção: Sérgio Borges
Fotografia: Ivo Lopes Araújo
Montagem: Ricardo Pretti
Roteiro: Manuela Dias e Sérgio Borges
Parceria Artística: Clarissa Campolina
Pesquisa de personagens: Izadora Fernandes
Direção de Produção: Mariana Freitas
Som direto: Bruno Vasconcelos
Edição de som: Gustavo Fioravante
Mixagem de som: Ronaldo Gino
Assistente de direção: Aline X
Finalização de Imagem: CinePro
Assistente de fotografia e som: Bernard Machado
Assistente de produção: Diogo LisboaFinalização de Imagem: CinePro
Assessoria Jurídica e contábil: Diana GebrimProjeto gráfico: Três design e Fred Paulino
Site: três design
Distribuição Nacional: Vitrine Filmes
Distribuição internacional/World Sales: FiGa Films

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
 

 

CURIOSIDADES:

 

  • O filme recebeu os prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor montagem, melhor roteiro e elenco no 43º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro em  2010 e de melhor filme documentário no 29º Festival Internacional de Cinema do Uruguay.
  • O Céu Sobre os Ombros é o primeiro longa do diretor mineiro Sérgio Borges.
  • Os personagens são “reais”.
  • O filme será distribuido em Portugal.

 

 

SAIBA MAIS:

 

Site oficial do filme

 

LEIA TAMBÉM:

 

Crítica no Omelete

Personagens falam para o Estado de Minas 

 

 

 

Procurar no site

Tags

Questionário

O que mais impressiona no filme?

Os personagens escolhidos (6)
33%

As cenas de nudez (6)
33%

A história dos personagens (6)
33%

Total de votos: 18

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: O Céu Sobre os Ombros: uma história que carrega o peso de ser leve

Data: 01-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Ótimo texto e edição, Camila. Vamos publicar no Impressão online.

Lorena

Data: 27-04-2012

De: Paz interior

Assunto: Silêncio

Boa crítica do filme. Dá uma imagem mental de conflito na trama. Parece bem realista quando fala da dificuldade da comunicação entre as pessoas que querem na verdade gritar! Texto muito SUAVE, Camila!
Venha trabalhar na minha empresa!