
“Back And Forth” – O antes e o agora na carreira do Foo Fighters
Documentário mostra toda a história do grupo tanto no passado, quanto no presente
Por João Paulo Vale - JRN7A
Desde a coletânea “Greatest Hits”, que reuniu os maiores sucessos do Foo Fighters em um CD, onde apenas uma faixa inédita foi lançada (a faixa “Wheels” foi lançada como single desse álbum), boatos circularam sobre o possível fim do grupo, criado em Seattle, em 1991.
Liderado por Dave Grohl (ex-baterista do Nirvana), o Foo Fighters já conquistou 6 Grammy Awards, tocou para mais de 60.000 pessoas, em Wembley, e já lançou 8 álbuns, contando com o mais recente, “Wasting Light”. A atual formação, além de Grohl, conta com o guitarrista Chris Shiflett (ex- No Use For a Name), o baixista Nate Mendel (ex-Sunny Day Real State), o baterista Taylor Hawkins (ex- Alanis Morissette), e o guitarrista Pat Smear (ex-Nirvana), que retornou a banda 13 anos após sua saída.
Foo Fighters 1995 e 2011
Não haveria nome mais adequado para o documentário do que “Back And Forth” (“para trás e para frente”, em tradução livre). Em mais de duas horas de documentário, o roteiro segue a ordem cronológica da história da banda nos 16 anos de carreira, e começa bem no passado, quando Dave Grohl ainda era o baterista da banda Nirvana.
As peças são muito bem encaixadas, mostrando como cada membro se juntou ao grupo, bem como o processo de criação de todos os álbuns, com ênfase maior nos 3 primeiros CDs (“Foo Fighters”, “The Colour and The Shape” e o “There’s Nothing Left To Lose”), até o processo de gravação do álbum mais recente, o “Wasting Light”.
Além disso, o filme mostra como os membros lidaram, no início da carreira, com as comparações com o Nirvana, tentando relacionar as músicas com Kurt Cobain. Tudo isso por meio de depoimentos dos próprios ex e atuais membros do Foo Fighters, com o auxílio de imagens e vídeos de arquivo da própria banda.
Quem assina a direção é o norte-americano James Moll, ganhador de um Oscar em 1998 com o documentário “The Last Days”, que narra a história dos sobreviventes do Holocausto, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Vários sites especializados se referem ao documentário como uma exceção nos filmes que discutem o tema pois, “The Last Days”, apesar de conter imagens impressionantes, trata-se de um filme que conta como os judeus reconstruíram suas vidas, após o Holocausto.
Infelizmente não há previsão de estréia de “Back and Forth” aqui no Brasil, embora uma cópia do documentário esteja disponível para download na internet. Esse material vem para fidelizar de vez os fãs mais antigos da banda, e atrair os que conhecem apenas os singles tocados nas rádios.
Ouça a crítica em Podcast
Crítica do documentário "Back and Forth" (Foo Fighters), por João Paulo Vale by Jornalismo
CURIOSIDADES
- Recentemente, Dave Grohl admitiu que o nome Foo Fighters é horrível e que se pudesse, escolheria outro.
- Antes de se juntar ao grupo, o guitarrista Chris Shiflett quase entrou para outra banda, no caso, a Guns And Roses.
- Dave Grohl gravou todos os instrumentos no álbum de estréia da banda, o "Foo Fighters", de 1995.
- Butch Vig, produtor do álbum "Wasting Light", já foi membro da banda Garbage, e produziu um dos álbuns mais importantes da história do Rock, o "Nevermind", do Nirvana.
- O baixo da faixa "I Should Know", inclusa no CD "Wasting Light", foi gravado por Chris Novoselic, ex-baixista do Nirvana.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Foo Fighters - Back and Forth
Título no Brasil: Foo Fighters - Back and Forth
Gênero: Documentário / Musical
Duração: 147 min
Ano de Lançamento: 2011
Site Oficial: https://www.foofightersfilm.com/
País de Origem: EUA
Direção: James Moll
Produção: James Moll e Nigel Sinclair
Distribuição: Movie Mobz
Edição: Tim Calandrello
Efeitos especiais: Alan Chamberlain
SAIBA MAIS
- Site oficial do diretor James Moll
VEJA TAMBÉM
- Foo Fighters no Brasil em 2012
- Foo Fighters disponibiliza documentário sobre turnê em garagens de fãs
- Dave Grohl expulsa fã de show do Foo Fighters
Tags:
Tópico: “Back And Forth” – O antes e o agora na carreira do Foo Fighters
Tags
Questionário
Na sua opinião, qual é o melhor CD da carreira do Foo Fighters?
"The Colour And The Shape" (1997) (3)
"There Is Nothing Left To Lose" (1999) (4)
"Echoes, Silence, Patience & Grace" (2007) (5)
Total de votos: 23